Primeira edição do programa “Bootcamp Impactar” destaca três projectos para inclusão e igualdade social

Inicio | Sociedade
Primeira edição do programa “Bootcamp Impactar” destaca três projectos para inclusão e igualdade social
30/10/24 - 08:10 pm

Cidade da Praia, 30 Out (Inforpress) – A primeira edição do programa “Bootcamp Impactar”, realizada na cidade da Praia, destacou três projectos de grande impacto social que visam promover a inclusão, igualdade de género e visibilidade das classes mais vulneráveis no país.

 Estas informações foram avançadas hoje à imprensa pela coordenadora da Unidade para a Economia Social e Solidária no Estado da Família, Edzana Mascarenhas, na cerimónia de encerramento do programa.

Conforme sublinhou, foram 42 inscrições, das quais três iniciativas se destacaram pela relevância e contribuição para a economia social e solidária.

Segundo aquela responsável, a primeira edição do programa " superou as expectativas iniciais ao atrair projectos sociais de várias ilhas e municípios".

O projecto da Associação Acarinhar foi reconhecido pelo seu trabalho de inclusão laboral de pessoas com paralisia cerebral. A iniciativa busca promover a autonomia e a participação social dessas pessoas, contribuindo para a inclusão e redução das desigualdades no mercado de trabalho.

Outro projecto em evidência, segundo Edna Mascarenhas, foi o da Associação Cabo-Verdiana de Luta contra a Violência Baseada no Gênero (ACLVBG), que actua para enfrentar a violência de gênero e promover a igualdade.

Por fim, o projecto “Atletas em Destaque” oferece visibilidade para mulheres e atletas paralímpicos, valorizando suas conquistas e incentivando o desporto inclusivo. A iniciativa propõe a promoção de competições e eventos que destaquem esses atletas, criando oportunidades de reconhecimento e inclusão.

“Acreditamos que a economia social em si é uma forma diferente de fazer economia. O impacto esperado não é o impacto financeiro, mas sim o impacto nas comunidades onde os projectos serão implementados”, vincou.

“Acreditamos que tanto os projectos que não chegaram ao topo quanto os finalistas têm uma grande importância em termos de impacto nas comunidades”, acrescentou Edzana Mascarenhas.

De acordo com a coordenadora, já há planos de expandir o programa para outros municípios de Cabo Verde em 2025, culminando em uma gala final que reunirá os melhores projectos de cada localidade.

Essa expansão tem como objectivo consolidar uma rede nacional de empreendedorismo social e solidário.

Lançado no dia 01 de Outubro deste ano, o programa “Bootcamp Impactar” é promovido pelo Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, através da Coordenação da Unidade para a Economia Social e Solidária, em parceria com o Business Center Incubation (BIC) e a WeCare.

Esta iniciativa inovadora visa impulsionar o empreendedorismo e a inovação social, integrando objectivos económicos e sociais em prol de um desenvolvimento inclusivo e sustentável.

Os projectos selecionados contarão com apoio para transformar as suas ideias em soluções concretas, através de um processo de incubação que ocorrerá de novembro de 2024 a maio de 2025.

TC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar