São Filipe, 29 Dez (Inforpress) – O ano de 2024 ficou marcado pela perda de pelo menos seis vidas provocadas por acidentes de viação registados nas estradas da ilha do Fogo e pelo início do processo de remoção do navio Deimos.
Os acidentes mortais ocorreram sobretudo no segundo semestre de 2024, na sua maioria no município de São Filipe, onde quatro pessoas morreram nas estradas. Excesso de velocidade, negligência dos condutores e falhas mecânicas são apontados como causas dos acidentes.
Ligado a rede viária, destaca-se a abertura do troço de estrada que liga Campanas de Cima a Chã das Caldeiras, cobrindo parte dos três municípios da ilha do Fogo.
Além de garantir uma saída alternativa para a comunidade de Chã das Caldeiras, em caso de erupção vulcânica, vai permitir o escoamento dos produtos agrícolas e pecuários e potenciar o desenvolvimento turístico da parte noroeste da ilha.
No domínio das infraestruturas destaca-se a asfaltagem das vias urbanas na cidade de Cova Figueira (Santa Catarina) e o início da asfaltagem das vias urbanas nos Mosteiros, mas paralisada devido a diferendo entre a Câmara e o Ministério das Infraestruturas sobre quem lidera o processo.
O arranque do processo de iluminação da pista do aeródromo de São Filipe, asfaltagem de algumas vias urbanas da cidade de São Filipe são outros destaques do ano que está prestes a terminar.
No sector de ambiente destaca-se o início do processo de remoção e desmantelamento do navio Deimos, encalhado desde 13 de Novembro de 2020 nas proximidades do porto de Vale dos Cavaleiros, pela empresa holandesa Koole Contractors, especializada no resgate e desmantelamento de embarcações.
Os trabalhos foram suspensos no período de Natal e Ano Novo e serão retomados em 2025 assim que as condições do mar permitam operações para conclusão do processo de remoção. Ainda no sector de ambiente destaca-se a realização do II Encontro da Rede de Reservas da Biosfera da Unesco, da Comunidade dos Povos da Língua Portuguesa (CPLP), que contou com a participação de especialistas técnicos e quadro técnicos das Reservas da Biosfera e/ou comités de MaB nacionais, quadro dos ministérios com competências sobre as reservas e representantes das reservas do Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
A nível económico é de sublinhar que os vinhos de Chã das Caldeiras conquistaram três medalhas de ouro na XXXII edição Mundial de Vinhos Extremos realizada em Sarre, Itália.
No domínio político destaca-se a recuperação da câmara de Santa Catarina do Fogo pelo PAICV nas eleições autárquicas de 01 de Dezembro, pondo término a governação do MpD durante oito anos.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar