Cidade da Praia, 20 Dez (Inforpress) – O primeiro-ministro celebrou hoje, na Praia, histórias de superação durante o lançamento do livro “Embaixadores da Esperança - Testemunhos de Superação”, que reúne relatos de pessoas que enfrentaram momentos difíceis ligados ao consumo de álcool e drogas.
Durante a apresentação oficial do livro, Ulisses Correia e Silva sublinhou a importância da obra como um marco na preservação e disseminação de histórias de superação que têm impactado a sociedade cabo-verdiana.
“Este é um momento muito especial, porque nasceu de um contexto que deu origem a várias publicações, em formato de edições televisivas, com depoimentos que relatam vidas concretas, pessoas concretas, histórias verídicas e situações difíceis, que hoje quisemos transformar em algo mais acessível e corrente”, afirmou o governante.
A obra compila relatos reais de pessoas que enfrentaram desafios significativos e os superaram, tornando-se exemplos de resiliência.
O primeiro-ministro elogiou a coragem dos protagonistas, apelidados de Embaixadores da Esperança, por partilharem as suas vivências de forma aberta e positiva, com o objectivo de inspirar outros.
“Estes embaixadores não são apenas referências para aqueles que enfrentaram problemas semelhantes, mas também para aqueles que queremos proteger de enfrentar esses problemas”, destacou.
O líder do Governo enfatizou ainda que a mensagem central do projecto vai além das questões relacionadas com o álcool e as drogas.
“Não só àqueles que nós queremos proteger do álcool e da droga, mas tem uma mensagem muito forte para o resto da sociedade. O indivíduo conta, é fundamental, a sua vontade é determinante, o contexto, sim, influencia, mas se nós não tivermos a capacidade de alterar esse contexto, aí sim seremos vítimas, e a posição de vítima nunca tem sucesso”, acrescentou o primeiro-ministro.
A cerimónia foi também uma oportunidade para reconhecer o papel das organizações não-governamentais, associações, fundações e parceiros internacionais na concretização deste projecto.
O governante mencionou que a transmissão dos testemunhos pela TCV e RTP África permitiu que as histórias chegassem a várias partes do mundo, incluindo os PALOP, a Europa e a América do Norte.
O primeiro-Ministro anunciou que uma terceira edição já está em preparação, com a inclusão de depoimentos de técnicos e profissionais que lidam diariamente com as questões de prevenção e recuperação.
A sessão foi encerrada com o governante a desejar a todos um feliz Natal e um próspero Ano Novo.
O livro reúne 25 episódios do programa televisivo “Embaixadores da Esperança - Testemunhos de Superação”, difundidos pela TCV em 2024, agora disponíveis em formato livro.
Trata-se de uma iniciativa do Gabinete do primeiro-ministro, que serve como uma ferramenta comunicacional de prevenção, visando informar e sensibilizar a juventude para não enveredar por maus caminhos.
JBR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar