Mindelo, 20 Dez (Inforpress) – O bispo da Diocese do Mindelo presidiu hoje, no Mindelo, à celebração eucarística para doentes e funcionários do Hospital Baptista de Sousa (HBS) a quem levou uma mensagem de esperança e ternura na quadra festiva.
Dom Ildo Fortes, que falava à Imprensa, começou por lembrar que quando Jesus veio, gastou a maior parte do seu tempo com os que mais precisavam, como doentes, marginais, pecadores.
“Natal então é para percebermos que Deus é aquele médico que vai à procura dos mais doentes e então faz o todo sentido irmos para hospitais, cadeias onde estive há poucos dias, lar de idosos”, considerou.
São essas pessoas, segundo a mesma fonte, que na época natalícia sentem mais a ausência dos familiares e “precisam de alguém que os leve uma palavra de esperança, ternura e de dizer estou convosco”.
Este gesto, ressaltou o bispo, faz bem a quem recebe e também a aquele que dá.
Tudo porque, sublinhou, “o Natal não é questão de ter, mas de ser”.
Além de celebrar a missa, realizada no Sector de Cirurgia, Dom Ildo Fortes percorreu também a enfermaria para desejar boas festas aos doentes internados.
Da parte da direcção do HBS, a presidente do conselho de administração, Helena Rodrigues, assegurou que o estabelecimento hospitalar preparou um “programa intenso” para chegar aos doentes e levar alegria e esperança.
Por isso, conforme a mesma fonte, nos próximos dias vai haver actividades em todas as enfermarias, sobretudo na Pediatria, com as crianças.
Helena Rodrigues disse que a intenção é dar um afago às pessoas internadas nesta quadra festiva, na qual a taxa de ocupação do hospital anda à volta dos 80-85 por cento (%), principalmente nas enfermarias de medicina e cirurgia.
A programação contempla, para além da celebração eucarística, lanches nas diversas enfermarias, entrega de presentes, tocatina de Boas Festas, ceia de Natal e outras actividades.
LN/CP
Inforpress/Fim
Partilhar