São Lourenço dos Órgãos: Governo compromete-se a trabalhar com todas as autarquias para promover o desenvolvimento local

Inicio | Autárquicas
São Lourenço dos Órgãos: Governo compromete-se a trabalhar com todas as autarquias para promover o desenvolvimento local
19/12/24 - 07:17 pm

João Teves, 19 Dez (Inforpress) – O ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto reafirmou hoje o compromisso do Governo de Cabo Verde em colaborar com todas as câmaras municipais, independentemente da cor partidária, para promover o desenvolvimento local. 

Carlos Monteiro deu esta garantia à imprensa, à margem da cerimónia da instalação dos novos órgãos municipais no município de São Lourenço dos Órgãos saídos das eleições do passado dia 01 de Dezembro, Euclides Cabral e Lúcia Garcia, para a câmara, e Assembleia Municipal, respectivamente, do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

Este governante defendeu que a cor partidária não deve ser um obstáculo para a cooperação entre o Governo e as autarquias.

“Desde 2016, definimos a importância das autarquias locais e temos promovido uma transferência significativa de recursos para os municípios, algo sem precedentes na história democrática de Cabo Verde. Temos mantido boas relações com todos os municípios e vamos continuar a trabalhar juntos para o desenvolvimento local”, disse o ministro.

Para a nova equipa, Carlos Monteiro destacou a necessidade de se fazer uma governação e gestão transparente e com ética, que promova a inovação e que esteja ciente dos desafios enfrentados pela população.

“Estamos num mundo em constante transformação, e é essencial que continuemos a reforçar os princípios constitucionais que orientam a nossa governança”, acrescentou.

Para finalizar, reforçou a mensagem inicial aos autarcas laurentinos hoje instalados, para caminharem lado a lado com o Governo, para assim se investir cada vez mais nas pessoas, relembrando que as competências dos governos são “complementares”.

“Nós vamos continuar no reforço das competências e dos recursos que nós, enquanto Governo central, transferimos para os municípios, e essa linha não irá mudar”, disse, realçando que os municípios só têm que estar preparados também para continuar a trabalhar da mesma forma com o Governo.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, hoje empossado, Euclides Cabral, expressou optimismo em relação ao futuro do município, destacando a disposição da nova administração em trabalhar com abertura e lealdade.

“O nosso compromisso é desenvolver este município com rigor e transparência. Estamos abertos a colaborar com o Governo e diversas organizações para o bem de São Lourenço”, afirmou, mostrando também a abertura em trabalhar em estreita colaboração com o Governo, todos os laurentinos residentes ou não, mas também iniciativas privadas, associações, entre outras que trabalham em prol do bem-estar desta comunidade e dos munícipes.

Já a presidente da Assembleia Municipal, Lúcia Garcia, agradeceu a confiança depositada pelos cidadãos e ressaltou a importância de uma assembleia actuante e próxima da população.

“Estamos aqui para ouvir o povo e garantir que as suas vozes sejam ouvidas. O diálogo e a acolhida de críticas e sugestões são essenciais para o progresso do nosso município”, considerou, realçando também que o órgão vai trabalhar junto do poder executivo, para desempenhar o seu papel de fiscalizador.

O evento de instalação dos novos órgãos municipais marca um novo capítulo no município de São Lourenço dos Órgãos, com a expectativa de que a colaboração entre o Governo e a autarquia possa trazer benefícios significativos para a comunidade local.

Conforme os dados da Comissão Nacional de Eleições (CNE) o PAICV obteve 1.608 votos, Movimento para a Democracia (MpD) 1.607 e União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) 54 votos.

O PAICV elegeu três vereadores, incluindo o novo presidente da câmara, Euclides Cabral, e o MpD dois vereadores, incluindo o presidente cessante Carlos Vasconcelos, que liderava o município desde 2016.

Para a assembleia municipal, o PAICV obteve 1.601 votos, MpD 1.585 votos e UCID 67, ou seja, PAICV elegeu sete eleitos municipais e MpD ficou com seis eleitos.

MC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar