INSP alerta população para os riscos de saúde associados à bruma seca que invade o país

Inicio | Ambiente
INSP alerta população para os riscos de saúde associados à bruma seca que invade o país
19/12/24 - 06:33 pm

Cidade da Praia, 19 Dez (Inforpress) - O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) emitiu hoje um alerta à população  para os riscos de saúde associados à bruma seca que invade o país e recomenda o uso de máscaras.

Em nota de imprensa, o INSP refere que a bruma seca, caracterizada pelo excesso de poeira no ar, pode agravar problemas respiratórios e doenças crónicas como asma, bronquite, rinite, doenças cardíacas e cardiovasculares.

Face a esta situação, apela à população à adoção de medidas preventivas como redução à exposição ao ar livre e evitar actividades ao ar livre, uso de máscaras ao sair de casa, para proteger as vias respiratórias, consumo de muita água para manter a hidratação, assim como a manutenção da casa limpa, arejada e fazer limpeza com panos húmidos.

O Instituto Nacional de Saúde Pública reforça ainda a importância de se seguir estas orientações para prevenir doenças e proteger a saúde de pessoas mais vulneráveis, crianças e portadores de doenças crônicas. 

A Cabo Verde Airlines, devido a bruma seca que assola o país, tem cancelado desde quarta-feira, 18, voos a nível nacional.

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG), na sua página de facebook, avisa que o arquipélago de Cabo Verde está coberto de uma densa camada de partículas de poeira (bruma seca), resultante de tempestades de areia e poeira da região do Sahara e África Ocidental. 

“Para as próximas 48 horas (20 a 21 de Dezembro) a visibilidade continuará má (igual ou inferior a 5 Km), evoluindo para moderada (igual ou inferior a 8 Km) nas próximas 72 horas (22 de Dezembro), com melhorias ao longo do dia, passando gradualmente a boa a partir do dia 23 de Dezembro”, lê-se no alerta do INMG. 

PC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar