São Filipe, 17 Dez (Inforpress) – O ministro do Mar, Jorge Santos, inicia hoje uma visita de dois dias à ilha para acompanhar o processo de desmantelamento do navio Deimos encalhado há quatro anos nas imediações do porto de Vale dos Cavaleiros.
Segundo uma nota de imprensa, nesta sua primeira visita à ilha na qualidade de ministro do Mar, Jorge Santos tem como principal objectivo inteirar-se do processo de desmantelamento do navio Deimos encalhado nas proximidades do porto de Vale dos Cavaleiros desde 13 de Novembro de 2020.
Jorge Santos vai estar acompanhado do presidente do Instituto Marítimo e Portuário (IMP) e além da visita está programada uma reunião com representantes da empresa holandesa Koole Contractors, especialista em resgate e desmantelamento de embarcações, e seguradoras internacionais envolvidas na operação.
O Deimos, um navio de carga geral, sofreu um acidente a 13 de Novembro de 2020, enquanto se preparava para deixar o porto de Vale dos Cavaleiros rumo à ilha de São Nicolau e desde então, a embarcação permanece encalhada, constituindo um risco ambiental e de segurança marítima.
Este cenário, refere a nota de imprensa, levou à implementação de “esforços significativos” para a sua remoção, com o IMP a desempenhar um papel crucial na coordenação e supervisão do processo para garantir o cumprimento dos mais rigorosos padrões de segurança e protecção ambiental.
O processo de remoção e desmantelamento do navio Deimos, encalhado desde 13 de Novembro de 2020 nas proximidades do porto de Vale dos Cavaleiros, foi iniciado no passado mês de Outubro com a chegada à ilha do Fogo dos equipamentos e de uma equipe técnica de dez pessoas.
O plano envolveu a montagem de uma plataforma flutuante com 91 metros de comprimento e 27 de largura e o uso de um rebocado com 31 metros de comprimento, ambos vindos da Holanda, para o processo de remoção e desmantelamento do Deimos.
O processo de desmantelamento, que está em fase avançada, vai ser suspenso a partir desta semana e os equipamentos devem ser enviados para a ilha de São Vicente, devendo a equipa regressar no próximo ano para a conclusão do desmantelamento do navio.
A operação de desmantelamento do Deimos, segundo a nota, marca um passo significativo no compromisso do governo com a preservação ambiental e a segurança marítima e reforça o papel de Cabo Verde como referência na gestão sustentável dos oceanos.
O ministro do Mar, além de acompanhar o processo de desmantelamento do navio vai efectuar uma visita de cortesia ao presidente da câmara, assim como visitas à comunidade piscatória do porto de Vale dos Cavaleiros, à gare marítima, às instalações da Enapor e à delegação local do IMP.
JR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar