Lisboa, 16 Dez (Inforpress) – O padre António Ferreira, conhecido por padre Ima, apresentou hoje, em Lisboa, o projecto de celebração dos 500 anos da Diocese de Santiago de Cabo Verde, em um encontro com o embaixador cabo-verdiano em Portugal, Eurico Correia Monteiro.
No encontro que aconteceu na Embaixada de Cabo Verde em Portugal, o padre Ima, que é presidente da Comissão Executiva Nacional do Projecto do Jubileu dos 500 Anos da Diocese de Santiago (C500), esteve acompanhado de um membro do Núcleo de Portugal para C500, Gelson Rodrigues.
“Em 2025, dentro dos jubileus temáticos será o Jubileu da Diáspora Cabo-verdiana na Europa”, disse Gelson Rodrigues sobre o objetivo do encontro, sendo que a comissão tem organizado vários encontros com os jovens dentro e fora do país.
Da parte do embaixador Eurico Monteiro, a disponibilidade manifestada foi “total” para colaborar com esse projecto que se considera ser, não só da Igreja Católica, mas de Cabo Verde, já que faz parte da história do país.
No dia 31 de Janeiro de 2025, a Diocese de Santiago de Cabo Verde, criada em 1533 e que tem como patrono São Tiago Menor Apóstolo, completa 492 anos das sua criação, sendo que a Igreja Católica prevê “grandes comemorações” no 500 anos, a ser assinalado a 31 de Janeiro de 2033.
Em Agosto, a Diocese de Santiago de Cabo Verde organizou na cidade da Praia, o Fórum Jubilar dos Jovens Cabo-verdianos 2024, entre os dias 04 e 12 daquele mês, visando preparar os jovens para o futuro e para o Jubileu dos 500 Anos da Diocese de Santiago.
Sob o lema “Para o compromisso e o contributo jovem com/para a nação cabo-verdiana”, o encontro contou com jovens de vários pontos do país e da diáspora, como Senegal, França, Alemanha, Luxemburgo e Portugal.
DR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar