Ribeira Grande, 16 Dez (Inforpress) – As obras na Aldeia turística de Fontainhas estão na fase final com realce para o posto de informação turística financiado no âmbito do programa "Valorização Turística e Ambiental das Aldeias Rurais" pelo Governo e a CMRG.
Em declarações à Inforpress, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, disse que as obras no centro da aldeia turística de Fontainhas estão finalizadas e que o “cartão postal” que Fontainhas representa a nível mundial recebeu a implementação de quatro grandes projectos que estão a mudar a aldeia.
“Primeiro a acessibilidade com a estrada que por causa das chuvas teve algum atraso, mas as obras estão a decorrer; segundo o reboco e a pintura das casas que está concluída”, esclareceu o autarca.
“Também, a nível do saneamento recebeu intervenções porque Fontainhas tinha um esgoto aéreo´´ e construímos fossas colectivas que todas as casas estão ligadas na rede-de-esgoto e, por fim, o implementamos projecto das acessibilidades implementados para melhorar os acessos internos dentro da localidade de Fontainhas” referiu.
As obras financiadas no âmbito do programa "Valorização Turística e Ambiental das Aldeias Rurais" pelo Governo e a Câmara Municipal da Ribeira Grande contemplam um posto de informação turística, naquela aldeia que recebe anualmente milhares de turistas de vários países e foi considerada uma das aldeias mais bonitas, a nível internacional.
A nível nacional Fontainhas foi declarada património imaterial pelo Governo de Cabo Verde através de um decreto lei e, também, no mês de Novembro de 2024 teve o “fongo” declarado património imaterial pelo Instituto do Património Cultural.
Aliás, Orlando Delgado, que esta semana termina o seu mandato como presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, disse que ainda existe um conjunto de levantamentos de várias manifestações e tradições orais da Ribeira Grande que precisa ser valorizado para impulsionar ainda mais as localidades.
EL/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar