Cidade Praia, 16 Dez (Inforpress) – O Governo lançou hoje o “Projecto para melhorar as condições de inclusão social e laboral das pessoas com deficiência, por meio do acesso efectivo aos seus direitos” com foco nas suas competências para atingir inclusão laboral.
O projecto, lançado na cidade da Praia, em parceria com a Embaixada de Espanha, segundo a directora-geral da Inclusão Social, Ednalva Cardoso, vai ser implementado em 2025 e visa trabalhar mais a inclusão e na melhoria das condições das pessoas com deficiência.
Neste sentido, vai garantir centros de cuidados, o reforço da capacitação dos centros, dos técnicos que trabalham nesta matéria e trabalhar as competências das pessoas com deficiência.
O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, que presidiu à cerimónia de lançamento do projecto, explicou que a iniciativa se centra em dar maior atenção, principalmente nos centros urbanos, o que vai permitir desenvolver as políticas de cuidado.
O governante desafiou às associações que trabalham com as pessoas com deficiência a aumentarem a eficácia de ter maior capacidade de intervenção e a reforçarem as acções.
“De acordo com os recursos que colocamos à disposição das várias associações que trabalham com as pessoas com deficiência, devemos estreitar ainda mais os nossos laços de cooperação e estarmos cientes disponíveis de uma maior capacidade de monitorização”, frisou Fernando Elísio Freire.
O projecto pretende, entre outros, promover a inclusão social e laboral, reforçando o acesso ao ensino profissional, que tem como objectivo contribuir à Estratégia Nacional de Combate à Pobreza Extrema (ENEPE) através do apoio ao sistema de inclusão social e laboral das Pessoas com Deficiência (PcD) em Cabo Verde.
OS/CP
Inforpress/Fim
Partilhar