Cidade da Praia 13 (Inforpress) - A primeira Unidade Laboratorial de análises clínicas da Cruz Vermelha foi inaugurada hoje na cidade da Praia para reforçar respostas em matéria de saúde e cuidados.
Em declarações aos jornalistas, após o acto de inauguração, o presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV), Arlindo de Carvalho, explicou que esta clínica vai ajudar as pessoas, sobretudo as com limitações, a realizarem os seus exames de uma forma mais rápida.
Este responsável disse que esta iniciativa serve ainda para reforçar aquilo que esta instituição vem fazendo, como forma de projectar soluções, sobretudo, para quem mais precisa.
“A nossa preocupação é ajudar as pessoas a proteger a vida e defender a dignidade humana”, realçou.
“Entendemos que o processo de consulta, de tratamento de um cidadão, muitas vezes é caro, e as pessoas têm algumas dificuldades. Além disso, muitas famílias não dispõem de recursos para concluíram o processo”, afirmou.
O responsável reconheceu, igualmente, que as estruturas de saúde têm dificuldades de responder a todos e que a Cruz Vermelha quer auxiliar, criando condições para que as pessoas possam realizar os seus exames a tempo.
Arlindo Carvalho destacou a importância e o impacto que este projecto terá na vida dos cabo-verdianos, lembrando que os laboratórios de análise clínica são essenciais para acompanhar a saúde dos pacientes e entender o que os sintomas estão tentando mostrar.
A nível dos equipamentos avançou que são todos modernos com base na recomendação dos especialistas e que foram adquiridas junto das empresas especializadas que ao mesmo tempo estão a apoiar os funcionários com a formação, a nível da gestão e manuseamento dos equipamentos.
Avançou também que já estão criadas todas as condições para o seu funcionamento, que contará com o apoio financeiro da Federação Internacional da Cruz Vermelha num montante de cinco milhões de escudos cabo-verdianos, enquanto que a Cruz Vermelha de Cabo Verde fez um esforço interno de cerca de três milhões de escudos.
Por sua vez, a ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, que presidiu ao acto de inauguração, começou por agradecer à CVCV e à Federação Internacional da Cruz Vermelha por este gesto, dizendo que a saúde é “algo que nos ultrapassa a todos”.
A governante afirmou que este laboratório servirá para exames de prevenção e educação, rumo à "sustentabilidade que é desejável e necessária para o sector da saúde".
Reconheceu ainda que “este dia é marcante" porque, conforme explicou, esta iniciativa vai "complementar" o Estado dentro das necessidades que tem para com a saúde pública.
Filomena Gonçalves disse esperar contar com a Cruz Vermelha, no sentido de abraçar a causa da educação, prevenção para a saúde, a consciencialização, que são "fundamentais", considerando que só desta forma vão estar a "cuidar das pessoas" em Cabo Verde".
“Nós sabemos que onde deve haver maior atenção e maior investimento é nas pessoas, para que os outros sectores e país possam desenvolver. Há que haver um pacto de regime em relação à saúde em Cabo Verde, e nós estamos em crer que também este é mais um degrau que nós estamos a colocar neste sentido”, sublinhou a ministra da Saúde.
Este laboratório de análises clínicas fica situado em Fazenda, na cidade da Praia, e nasce no âmbito dos projectos que foram desenhados em 2023 pela Cruz Vermelha.
DG/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar