Porto Novo, 13 Dez (Inforpress) – A localidade de Ponte Sul/Chã de Mato, no município do Porto Novo, recebe este sábado uma mesa redonda sobre a agroecologia em Cabo Verde no âmbito do projecto Estratégias Agroecológicas para uma Agricultura Resiliente na África Ocidental (CIRAWA).
A mesa redonda sobre a agroecologia em Cabo Verde, organizada pelo Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) e pela Associação para a Defesa do Património de Mértola (Portugal), visa debater a temática da agroecologia como alternativa para uma agricultura mais resiliente face às mudanças climáticas.
Segundo uma nota da organização, o evento está inserido na segunda edição da feira agro-pecuária de Ponte Sul/Chã de Mato, que acontece este fim de semana nessa localidade, numa iniciativa do MAA.
A luta biológica de pragas – o caso da lagarta-do-cartucho na cultura do milho em Cabo Verde, o papel da agricultura na saúde e qualidade da água, a importância dos fungos nos solos, mulheres na promoção de uma agricultura orgânica são alguns temas que vão ser debatidos na mesa redonda.
O projecto CIRAWA, financiado pela União Europeia, no âmbito do programa Horizon Europe, está a ser implementado em Santo Antão há quase dois anos, tendo como propósito aumentar a resiliência climática, a produtividade agrícola a nível local e comunitário.
Este projecto, que em Cabo Verde actua nas ilhas de Santo Antão e do Maio, visa ainda garantir a viabilidade de pequenas explorações agrícolas, e, ao mesmo tempo, proteger o ambiente através de soluções agro-ecológicas.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar