Maio: Escola Básica de Morrinho vence terceira edição do concurso “Zona Mais Amiga do Ambiente”

Inicio | Ambiente
Maio: Escola Básica de Morrinho vence terceira edição do concurso “Zona Mais Amiga do Ambiente”
11/12/24 - 10:42 pm

Porto Inglês, 11 Dez (Inforpress) – A Escola Básica de Morrinho venceu hoje, pelo segundo ano consecutivo, o concurso “Zona Mais Amiga do Ambiente”, realizado pela Fundação Maio Biodiversidade. 

O concurso, que teve uma duração de cinco meses, visa premiar as zonas que mais contribuem para a protecção ambiental na ilha do Maio.

Entre as sete zonas participantes, a localidade de Morrinho voltou a vencer o concurso, através da Escola Básica de Morrinho, o que alegra a comunidade, segundo disse a professora desta escola Djola Lima.

“A nossa comunidade sai a ganhar deste concurso com mais zonas limpas, com mais plantas, e com o contributo dado na proteção das áreas protegidas e das espécies em vias de extinção. Nestes concursos todos nós saímos a ganhar e a beneficiar”, disse à imprensa.

A Escola ganhou o prémio de cinquenta mil escudos pelo primeiro lugar e foi dividido com os Escuteiros do Agrupamento São Joaquim Morrinho por terem trabalhado em conjunto. 

Entretanto, o prémio não é entregue em dinheiro e sim em materiais que beneficiem a comunidade, pelo que a Escola Básica de Morrinho escolheu receber a quantia em tintas para reabilitar a escola.

“A nossa escola foi pintada há muito tempo e está a degradar-se, precisa de retoques, então com o prémio pedimos tinta, mas que não chega, pelo que apelamos às pessoas a colaborarem connosco para nos ajudar a pintar a escola”, explicou Djola Lima.

A Fundação Maio Biodiversidade está satisfeita com os resultados obtidos na terceira edição do concurso, conforme disse o coordenador do programa de educação da fundação, Daniel Santos, adiantando a vontade de ter o envolvimento de todas as 14 localidades da ilha nas próximas edições. 

No concurso, a cada mês foi atribuído um desafio ligado a questões ambientais para as zonas e que foram avaliados por um júri da fundação e do Ministério da Agricultura e Ambiente.

A localidade de Morro ficou em segundo lugar, com o prémio de trinta mil escudos e a vila da Calheta em terceiro lugar, com o prémio de vinte mil escudos.

Todas as zonas praticantes não classificadas receberam quinze mil escudos cada em materiais para as respectivas zonas. 

RL/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar