Brava: Presidente da Cruz Vermelha considera produtiva a campanha realizada contra a dengue

Inicio | Ambiente
Brava: Presidente da Cruz Vermelha considera produtiva a campanha realizada contra a dengue
11/12/24 - 09:14 pm

Nova Sintra, 12 Dez (Inforpress)- A presidente da Cruz Vermelha, na Brava, Sónia Coelho, fez hoje o balanço positivo da campanha de sensibilização contra a dengue, decorrido durante cinco dias neste município.

Na campanha estiveram envolvidos cerca de 15 agentes voluntários que foram formados pelo instituto da Cruz Vermelha, no âmbito do programa “Dengue Zero”, que tem como objectivo ter mais pessoas no terreno e dar resposta a esta doença.

Sónia Coelho, que falava à Inforpress, salientou que o grupo, juntamente com a Delegacia de Saúde, no caso o ponto focal do programa da luta anti-vectorial contra o mosquito da dengue na Brava, estiveram no terreno, em várias localidades, nomeadamente em Braga, Santa Bárbara, João da Noly, Mato Grande, Lomba Tantum e Cachaço, para apelar a atenção da população para o perigo desta doença.

Segundo a mesma fonte, o trabalho foi bastante intenso, isso porque fizeram uma “campanha árdua” no terreno, sendo que muitas vezes a comitiva teve que se deslocar para algumas localidades a pé e isso foi exaustivo, mas considerou que a campanha foi “bem produtiva”.

“Conseguimos não só fazer o trabalho de sensibilização, mas também identificar, in loco, focos de vectores e assim fizemos o tratamento adequado para cada caso e posso afirmar que fomos bem-recebidos em todas as localidades que estivemos”, frisou.

A responsável realçou ainda que, desde há alguns meses, o grupo da delegacia de saúde tem estado no terreno, promovendo as suas campanhas de sensibilização e isso ajudou muito os voluntários da Cruz Vermelha, tendo em conta que os bravenses os recebeu bem porque já tinham a noção do que se tratava a campanha.

“Agora estamos à espera de novas orientações para que possamos entrar novamente no terreno e continuar com os nossos trabalhos”, finalizou.

Dengue é uma doença aguda infecciosa febril, transmitida pela picada de mosquitos Aedes aegypti e os sintomas mais frequentes são febre, dores de cabeça, dores no corpo, dores atrás dos olhos, erupção cutânea, diarreia e vómitos.

DM/JMV

Inforpress/Fim   

Partilhar