Cabo Verde termina 2024 com mais de 16 milhões de dólares para investir no desenvolvimento sustentável - coordenadora da ONU

Inicio | Cooperação
Cabo Verde termina 2024 com mais de 16 milhões de dólares para investir no desenvolvimento sustentável - coordenadora da ONU
05/12/24 - 06:33 pm

Cidade da Praia, 05 Dez (Inforpress) - A coordenadora residente das Nações Unidas em Cabo Verde, Patrícia de Souza, disse hoje, na cidade da Praia, que Cabo Verde vai terminar o ano com mais de 16 milhões de dólares como donativo para se investir no desenvolvimento sustentável do país.

A informação foi dada em declarações aos jornalistas momentos antes de presidir à abertura da reunião Anual do Comité de Pilotagem das Nações Unidas e Cabo Verde, para a apresentação dos resultados da implementação do plano de trabalho conjunto do ano de 2024.

 “Começamos o ano com um planeamento de 13 milhões de dólares mobilizados no país e estamos a fechar o ano com 16 milhões e 100 mil dólares mobilizados como donativos”, precisou.

De acordo com a responsável, esse dinheiro tem que ser investido de uma forma muito estratégica, “com um trabalho cada vez mais integrado e utilizando as novas tecnologias para acelerar o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS –II) e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

Em relação aos ODS, Patrícia de Souza afirmou que Cabo Verde está “acima da média global”, que está em torno de 17 por cento (%), e regional, por ser, conforme notou, um país que tem avançado muito a nível dos ODS 1,2, 3 e 4.

“Cabo Verde está no caminho certo para erradicar a pobreza extrema, que é um avanço significativo”, apontou Patrícia de Souza, advertindo que os desafios persistem na questão dos dados relativos aos ODS do meio ambiente.

Para terminar, reiterou que Cabo Verde tem sido um parceiro estratégico para as Nações Unidas e para os parceiros de desenvolvimento.

Por seu lado, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, José Filomeno Monteiro, garantiu que Cabo Verde partilha da visão integrada dos três pilares das Nações Unidas, quais sejam a paz, os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável.

“Cabo Verde e as Nações Unidas mantêm sólidas relações de cooperação. Trazem ganhos assinaláveis ao nosso processo de desenvolvimento, nomeadamente na redução da pobreza, na melhoria do acesso à educação, aos primeiros cuidados de saúde, à água e na melhoria da segurança alimentar “, notou.

José Filomeno Monteiro frisou que o quadro de cooperação para o   Desenvolvimento Sustentável de 115 milhões de dólares é o mais importante instrumento de estratégia conjunta entre as Nações Unidas e Cabo Verde.

“Trata-se duma resposta concreta aos desafios de desenvolvimento sustentável do nosso país, ancorada no PED – II, nas agendas 2030 e 2063, nos ODS e nos compromissos estratégicos da ambição 2030 de Cabo Verde “, explicou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional. 

A reunião Anual do Comité de Pilotagem das Nações Unidas e Cabo Verde, que acontece duas vezes ao ano, conta com representantes de várias instituições nacionais do Estado, dos municípios, da sociedade civil, do sector privado, do corpo diplomático, assim como gestores dos programas e projectos das Agências das Nações Unidas em Cabo Verde.

A apresentação conjunta dos resultados, segundo uma nota do Governo, resulta do envolvimento de todos os parceiros nacionais que definiu, em Março deste ano, as principais linhas de acção, devidamente alinhadas ao novo Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS-II), aos ODS e à Agenda 2030.

A mesma fonte acrescenta que a implementação do Plano Anual de Trabalho Conjunto representa a operacionalização conjunta do Quadro de Cooperação entre o Sistema das Nações Unidas e Cabo Verde para um período de cinco anos (2023-2027) e que já vai no segundo ano da sua implementação.

OM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar