
Cidade da Praia, 23 Out (Inforpress) – A Juventude para a Democracia (JpD) criticou hoje as nomeações para cargos públicos, alegando favorecimento partidário, e defendeu concursos públicos transparentes, divulgação das remunerações e critérios iguais de acesso à administração pública.
Numa nota enviada à Inforpress, o presidente da JpD, Líver Gomes, considera que as oportunidades prometidas pelo Governo aos jovens não estão a chegar a todos.
A organização aponta a multiplicação de nomeações para gabinetes, institutos e empresas públicas, a acumulação de funções com remunerações adicionais e a emissão de despachos com efeitos retroactivos.
Segundo a JpD, muitos dos beneficiários dessas nomeações estarão ligados à militância partidária e à participação em campanhas eleitorais, uma situação que, no entender da organização, prejudica os jovens que procuram emprego com base nas suas qualificações académicas e profissionais.
A organização afirma que muitos jovens cabo-verdianos, apesar dos sacrifícios feitos pelas famílias para garantir a sua formação dentro e fora do país, continuam sem respostas às candidaturas, à espera de concursos públicos ou a acumular estágios sem perspectivas de integração profissional.
Na perspectiva da JpD, quando o acesso ao emprego no Estado depende de ligações partidárias, os jovens ficam privados de oportunidades baseadas no mérito, o que poderá contribuir para que mais pessoas ponderem emigrar por deixarem de acreditar no reconhecimento das suas qualificações.
Para responder a esta situação, a organização propõe que o concurso público seja a regra de acesso à administração pública e às empresas do Estado.
Defende igualmente a criação de um portal único, público e permanente para a divulgação de vagas, nomeações e respectivas remunerações.
A JpD pede ainda que o Governo publique, no prazo de 30 dias, a lista completa das nomeações efectuadas desde a tomada de posse.
Propõe também que os programas de estágios profissionais na administração pública tenham critérios públicos de selecção e avaliação, bem como possibilidades reais de integração para os candidatos que demonstrem mérito.
A organização defende que as regras propostas devem ser aplicadas por qualquer Governo, incluindo um eventual futuro executivo do Movimento para a Democracia (MpD), sublinhando que a sua reivindicação não é a obtenção de cargos, mas a garantia de igualdade de oportunidades para todos os jovens.
A Inforpress tentou contactar o presidente em exercício da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI), Fidel de Pina, para obter uma reacção às críticas e propostas da JpD, mas não foi possível.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar