Motsepe defende valorização dos treinadores africanos e rejeita exclusão de técnicos estrangeiros no continente

Inicio | Desporto
Motsepe defende valorização dos treinadores africanos e rejeita exclusão de técnicos estrangeiros no continente
09/10/26 - 07:28 pm

Santa Maria, 09 Out (Inforpress) - O presidente da CAF, Patrice Motsepe, defendeu hoje, em Santa Maria, o investimento nos treinadores africanos, mas considerou que impedir a contratação de técnicos estrangeiros seria um erro para o desenvolvimento do futebol em África.

Durante uma conferência de imprensa realizada à margem da Conferência de Estratégia da Confederação Africana de Futebol (CAF), que decorre na ilha do Sal, Motsepe sustentou que o continente deve continuar a apostar na formação e valorização dos seus técnicos, sem, contudo, fechar as portas a profissionais de outras partes do mundo.

Para o dirigente, a prioridade deve ser o desenvolvimento dos recursos humanos africanos, mas a presença de treinadores estrangeiros pode trazer conhecimentos e experiências capazes de contribuir para a melhoria da qualidade do futebol africano.

“Não devemos dizer que não vamos permitir treinadores estrangeiros. É como dizer que não vamos permitir jogadores estrangeiros”, observou, ao defender uma abordagem aberta à contratação de profissionais, independentemente da sua origem.

Motsepe comparou esta realidade à presença de jogadores africanos no futebol europeu, considerando que a integração de profissionais de diferentes origens pode beneficiar as equipas e contribuir para o seu crescimento.

O presidente foi, contudo, conciso quanto à prioridade da organização, ao defender que os investimentos devem continuar centrados nos interesses do continente e dos seus profissionais.

“A nossa primeira obrigação é para África, para os povos africanos, os jogadores africanos, os treinadores africanos e os negócios africanos”, vincou Motsepe. 

Na sua perspectiva, a valorização dos treinadores africanos não deve ser confundida com o encerramento do futebol do continente à experiência internacional, uma vez que a colaboração com profissionais estrangeiros pode ajudar a elevar o nível dos técnicos locais.

A Conferência Estratégica da CAF decorre de 07 a 09 de Outubro, em Santa Maria, ilha do Sal, reunindo os presidentes das 54 associações membros da Confederação, treinadores, especialistas de futebol africano e internacional.

KF/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar