Sal Rei, 02 Dez (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, iniciou hoje a sua primeira visita oficial à Boa Vista para avaliar os projectos culturais em andamento e traçar novas estratégias para o desenvolvimento do sector na ilha.
Augusto Veiga, que vai estar em missão na ilha até esta esta terça-feira, 03 de Dezembro, informou que a ideia é conhecer um pouco daquilo que já está a ser feito e que já foi feito pelo Ministério da Cultura na Ilha da Boa Vista.
A comitiva iniciou os trabalhos na tarde de hoje com uma visita guiada ao Museu de Arqueologia da Boa Vista, situado em Sal Rei, no ex-edifício da Alfândega, reabilitadas e inauguradas em junho de 2023.
O ministro aproveitou também para conhecer a Igreja de São Roque, no Rabil, a mais antiga da ilha, construída em 1806, cujas obras de requalificação enquadradas no Programa Operacional do Turismo (POT) estão prestes a iniciar-se.
“Temos propostas para a Boa Vista, mas nós preferimos conversar primeiro com o sector da cultura aqui da ilha para entendermos realmente as reais necessidades, porque nós achamos que devemos intervir, sim, mas de acordo com os anseios do que é a realidade da própria Ilha”, afirmou Augusto Veiga.
Segundo Veiga, a partir do encontro vão ter uma “maior decisão” em relação à forma como devem intervir, e sempre com uma boa relação também com a Câmara Municipal.
A programação do dia terminou com as visitas à Associação Desportiva e Cultural Abadá Capoeira Boavista, Associação Akuna Matata, e à Associação Alcateia And Teen Wolf Family, que são contempladas pelo projecto de Bolsa de Acesso à Cultura, programa que, segundo o ministro, vai ter continuidade.
Para esta terça-feira , 03 de Dezembro, a comitiva tem agendado o “Encontro sobre a Formalização da Classe Artística” às 15h30 na Escola Secundária da Boa Vista, e também participa no evento do Dia Nacional da Morna.
MG/JMV
Inforpress/Fim.
Partilhar