São Vicente: Documentário “Na Maré” retrata vivências e preocupações da comunidade piscatória de Salamansa

Inicio | Cultura
São Vicente: Documentário “Na Maré” retrata vivências e preocupações da comunidade piscatória de Salamansa
02/10/26 - 06:32 pm

Mindelo, 02 Out (Inforpress) –O Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD)apresenta hoje, no Mindelo, o documentário “Na Maré”, de César Schofield Cardoso, que retrata vivências, transformações e preocupações de pescadores e peixeiras da comunidade de Salamansa

A sessão está marcada para às 19:00 e contará com um debate com a participação da professora e investigadora da Universidade de Cabo Verde Celeste Fortes, e do psicólogo e cineasta Olavo da Luz.

“Na Maré”, conforme nota de apresentação, resulta de uma residência de investigação artística realizada por César Schofield Cardoso entre Janeiro e Maio de 2026, durante a qual o artista estabeleceu uma relação próxima com a comunidade de Salamansa, acompanhando o quotidiano de diferentes moradores e realizando saídas ao mar com pescadores.

O documentário reúne os testemunhos de dois pescadores e duas peixeiras, que revisitam as suas experiências e transformações ao longo do tempo, refletindo sobre o passado e o presente da comunidade, mas também sobre as incertezas e preocupações relacionadas com o futuro.

A obra integra uma investigação artística mais ampla de César Schofield Cardoso sobre os conflitos socioambientais que atravessam o Atlântico de Cabo Verde, com particular atenção à relação entre as comunidades piscatórias locais e a pesca industrial estrangeira, bem como à crescente disputa pelos territórios costeiros associada ao turismo de massa.

O trabalho realizado em Salamansa insere-se num conjunto de projectos que fazem parte desta investigação, entre os quais “Blue Womb” (2023), “Agu Rixu”, ainda em desenvolvimento, e “A Fábrica de Atum em S. Nicolau”, actualmente em fase de pesquisa.

Segundo o CNAD, a residência e o documentário foram desenvolvidos também como preparação para o projecto que César Schofield Cardoso apresentará na 17.ª Bienal de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, prevista para Janeiro de 2027.

A apresentação de “Na Maré” pretende, assim, colocar em diálogo a criação artística e as experiências das comunidades costeiras, através de testemunhos que abordam as transformações sociais e ambientais vividas em Salamansa e as expectativas dos seus habitantes face ao futuro.

LN/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar