Porto Novo: “Sem Oxigénio” é título do próximo filme do projecto “Terra d’Soded”

Inicio | Cultura
Porto Novo: “Sem Oxigénio” é título do próximo filme do projecto “Terra d’Soded”
14/09/26 - 06:34 pm

Porto Novo, 14 Set (Inforpress) – O projecto “Terra d’Soded”, com sede no Porto Novo, em Santo Antão, está a mobilizar parcerias para a produção do filme “Sem Oxigénio”, baseado em factos reais, informou hoje o mentor deste projecto, Carlos Lopes.

Segundo o produtor e realizador, o filme terá como protagonista o jovem pescador Indir Martins, de 36 anos, residente na cidade do Porto Novo, que aos 17 anos sofreu um acidente enquanto mergulhava com garrafa de ar comprimido, que o colocou numa cadeira de rodas.

Apesar da condição, Indir Martins não desistiu de mergulhar e, para continuar a exercer a actividade, conta com a ajuda dos colegas, explicou Carlos Lopes, que descreveu a história como um exemplo de superação e resiliência, mas também de amizade e solidariedade.

Carlos Lopes, que além de produtor audiovisual, é também pintor, artesão e fotografo, disse que o projecto ‘Terra de Soded” já tem parceiros, entre os quais o espaço “Cachupa” em Lisboa, e vai poder avançar com a produção do filme “dentro de pouco tempo”.

Explicou que a obra vai mostrar também toda a situação de perigo que envolve os mergulhadores na sua faina diária e a necessidade de se procurar meios para atender aos acidentes de mergulho. 

O filme “Sem Oxigénio” vai ser a segunda película produzida pelo projecto “Terra d’Soded”, que tem incidido o seu trabalho sobretudo na realização de “homenagens em vida” de personalidades que constituem “referência” para as suas localidades.

Faz ainda parte dos planos deste projecto a produção de um terceiro filme, desta feita sobre a história do queijo do Planalto Norte.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar