JpD destaca Orçamento do Estado 2025 com foco em “oportunidades para a juventude”

Inicio | Política
JpD destaca Orçamento do Estado 2025 com foco em “oportunidades para a juventude”
29/10/24 - 02:03 pm

Cidade da Praia, 29 Out (Inforpress) – presidente da Juventude para a Democracia (JpD), Vander Gomes, apresentou hoje o Orçamento do Estado 2025, como investimento governamental que prioriza políticas para a juventude, baseadas em medidas que visam formação, emprego e empreendedorismo.

Em conferência de imprensa, esta terça-feira, na cidade da Praia, Vander Gomes destacou a importância do Orçamento de Estado 2025, alegando que visa transformar a vida da juventude em Cabo Verde.

Com um foco na criação de oportunidades, Vander Gomes, que é deputado nacional eleito pelas listas do MpD (poder), referiu que o orçamento destina 1.544 milhões para capacitar mais de sete mil jovens através de programas de formação profissional.

"Estamos comprometidos em garantir que nossos jovens tenham acesso a uma educação de qualidade e oportunidades de emprego dignas", afirmou.

De acordo com dados recentes do Instituto Nacional de Estatística, a taxa de desemprego juvenil está em 8,8%, um número que, segundo o deputado, reflecte a eficácia das políticas implementadas nos últimos anos.

O presidente da JpD realçou que além do foco em emprego, o Orçamento do Estado 2025 também promove o empreendedorismo, com incentivos fiscais que visam formalizar mais de 1.500 novas unidades de negócio.

"Queremos estimular a inovação e o desenvolvimento de “startups”, criando um ambiente propício para que nossos jovens se tornem empreendedores", destacou.

“A educação também é uma prioridade fundamental, o número de bolsas de estudo para o ensino superior será ampliado para quatro mil, enquanto a gratuidade do ensino até o 12º ano continuará a ser garantida, promovendo maior igualdade de oportunidades educativas”, acrescentou.

Em um contexto mais amplo, o deputado também mencionou a necessidade de criar condições que mantenham os jovens em Cabo Verde, em vez de buscar oportunidades no exterior.

"O Governo está trabalhando para tornar nosso país mais atractivo, com melhores salários e condições de trabalho. Queremos que nossos jovens construam suas vidas aqui", afirmou.

Investimentos em infra-estrutura, como a construção de universidades em ilhas como Santo Antão, frisou, visam proporcionar acesso à educação superior mais próximo das comunidades locais.

O líder da juventude do Movimento para a Democracia abordou, igualmente, o papel do desporto no desenvolvimento juvenil, com planos de investimento na reabilitação de infra-estruturas desportivas e programas de bolsas para atletas e ressaltou que o desporto pode tornar-se numa indústria geradora de rendimentos.

SR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar