Lisboa, 27 Nov (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, almoçou hoje, na Cova da Moura, concelho da Amadora, como o seu homólogo português Marcelo Rebelo de Sousa, neste último dia da sua visita de três dias a Portugal.
O almoço, que não foi comunicado à imprensa, foi confirmado pela assessoria de imprensa da Presidência e assegurado aos jornalistas por Marcelo Rebelo de Sousa, esta tarde na feira de solidariedade Rastrillo, no Centro de Congressos de Lisboa.
De acordo com o Presidente da República de Portugal, a ideia do almoço surgiu na terça-feira, 26, quando soube que José Maria Neves tinha estado no bairro do Zambujal, indicando que durante o almoço que contou com o presidente da Câmara Municipal da Amadora, Vítor Ferreira, falou-se de projectos que envolviam o Estado, não apenas o município, mas o Governo.
Sem revelar muito, o Chefe de Estado avançou que um dos assuntos abordados foi os 50 anos da Independência de Cabo Verde, assegurando que na altura da celebração da independência estará de visita ao arquipélago.
Na segunda-feira, 25, o Presidente da República, José Maria Neves, visitou a família do cabo-verdiano Odair Moniz, no bairro de Zambujal, no concelho da Amadora, baleado mortalmente por um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) no dia 21 de Outubro, no Bairro da Cova da Moura, no mesmo município onde residem milhares de cabo-verdianos.
O principal objectivo da visita do Presidente da República a Portugal foi participar no 10.º Fórum Global da Aliança das Civilizações das Nações Unidas que decorreu de 25 a 27, em Cascais, distrito de Lisboa.
Esta terça-feira, José Maria Neves encontrou-se com o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, sem presença da imprensa, e hoje, o último ponto na agenda, decorre uma reunião com o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, em São Bento, também sem presença da imprensa.
Ainda na segunda-feira, primeiro dia da visita, José Maria Neves teve um encontro com os líderes das associações cabo-verdianas em Portugal, para discutir a sustentabilidade dessas organizações, que teve lugar no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa.
DR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar