
São Filipe, 08 Jun (Inforpress) - O edifício do Museu do Café está a receber obras de requalificação e ampliação no âmbito da segunda fase do projecto de modernização do espaço, que passará a acolher uma antena da Casa do Clima, soube hoje a Inforpress.
O investimento global ronda os 20 mil contos e é financiado pela Cooperação Luxemburguesa através do Programa Acção Climática.
A informação foi avançada pelo vereador da Cultura da Câmara dos Mosteiros, Nelson Pires, que destacou a importância da obra para o desenvolvimento cultural, turístico e ambiental do concelho.
Segundo explicou, o novo edifício será completamente remodelado para transformar o Museu do Café num espaço mais moderno, funcional e inclusivo, capaz de preservar e valorizar a história do café do Fogo, considerado um dos maiores símbolos da identidade local.
“O museu passará a integrar também a Casa do Clima, um espaço dedicado à sensibilização e acção sobre as alterações climáticas, um dos maiores desafios do nosso tempo”, destacou o edil dos Mosteiros, Fábio Vieira numa publicação nas redes sociais e sublinhou que esta obra reforça o compromisso dos Mosteiros com o desenvolvimento sustentável e a resiliência ambiental.
As intervenções em curso incluem a substituição total da cobertura do edifício, cujo telhado antigo continha amianto.
As telhas já foram removidas e o espaço terá um novo telhado e tecto, além da remodelação da estrutura interna e demolição de muros para criar áreas mais amplas e funcionais.
O futuro museu contará com salas de exposição física e digital, permitindo uma experiência mais interactiva e autónoma aos visitantes e terá ainda acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, cafetaria, área de degustação de café e uma pequena esplanada destinada à realização de pequenos eventos culturais e sociais.
Nelson Pires adiantou que, após a conclusão da componente física e arquitectónica, será implementado o projecto museológico e museográfico, já elaborado, que incluirá áreas dedicadas ao café, ao clima e à relação entre ambas as temáticas.
O vereador indicou que a conclusão das obras está prevista para dentro de três meses.
Enquanto decorrem os trabalhos, a exposição do Museu do Café encontra-se disponível provisoriamente no Gabinete Municipal de Empreendedorismo dos Mosteiros.
Numa publicação nas redes sociais o edil dos Mosteiros agradeceu à Cooperação Luxemburguesa e a todos os parceiros envolvidos no projecto, considerando que esta é uma iniciativa estruturante que reforça o compromisso dos Mosteiros com a cultura, o desenvolvimento sustentável e a resiliência ambiental.
JR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar