Porto Novo, 24 Out (Inforpress) – A cooperação luxemburguesa vai financiar a modernização da micro rede de energias renováveis do Planalto Norte, no município de Porto Novo, em Santo Antão, anunciou quarta-feira o ministério da Indústria, Comércio e Energia.
Este ministério, segundo o edital consultado pela Inforpress, procedeu já ao lançamento do concurso público para a execução deste projecto, financiado pela cooperação luxemburguesa no âmbito do Programa de Apoio à Transição Energética em Cabo Verde.
Este projecto, que será executado em seis meses, consiste, essencialmente, na instalação da microrede em Chã de Feijoal, uma das comunidades do Planalto Norte, que nos últimos anos tem enfrentado problemas de energia eléctrica.
Os habitantes de Chã de Feijoal têm estado a pedir com insistência a resolução dos problemas de energia eléctrica nessa comunidade.
O presidente da associação Luz Verde do Norte, com sede em Chã de Feijoal, Maduino Lima, disse à Inforpress que essa zona clama pela resolução dos problemas de energia eléctrica que têm condicionado o seu processo de desenvolvimento.
Maduino Lima disse que o facto de existirem em Chã de Feijoal algumas unidades económicas a nível do turismo, produção de queijos e transformação de produtos exige já a disponibilidade de luz eléctrica durante 24 horas por dia.
Nesta altura, o gerador instalado em Chã de Feijoal apenas consegue fornecer cinco horas de energia eléctrica por dia, explicou a mesma fonte,
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar