Armindo da Luz diz que com o aeroporto e a expansão do porto Santo Antão passa ser uma ilha atractiva

Inicio | Economia
Armindo da Luz diz que com o aeroporto e a expansão do porto Santo Antão passa ser uma ilha atractiva
28/01/26 - 02:06 pm

Ribeira Grande, 28 Jan (Inforpress) – O presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, Armindo da Luz, afirmou hoje que com o aeroporto e a expansão do porto, a ilha deixará de ser repulsiva para se afirmar como atractiva.

Em declarações à Inforpress, Armindo da Luz evidenciou que a segunda fase de expansão do porto do Porto Novo, com mais 270 metros de cais, já dispõe de financiamento garantido pela União Europeia, no âmbito da iniciativa Global Gateway.

Paralelamente, referiu que o acordo de financiamento para a construção do Aeroporto de Santo Antão, a ser celebrado com a VINCI, deverá ser assinado ainda em Fevereiro, abrindo uma nova etapa na conectividade da ilha com o exterior.

Segundo o edil ribeira-grandense, estes investimentos terão impacto directo na dinamização do turismo, criando condições para a instalação de novas e melhores unidades hoteleiras, com capacidade para 200 ou mais quartos, ao mesmo tempo que valorizam a produção local e facilitam o seu escoamento.

Armindo da Luz sublinhou ainda que o reforço das infra-estruturas portuárias e aeroportuárias irá gerar novas oportunidades económicas, com efeitos positivos na criação de empregos melhor remunerados, bem como na melhoria das condições nos sectores da saúde, educação e formação superior.

“Com o Aeroporto de Santo Antão a ligar a ilha ao mundo global e o porto de Porto Novo preparado para receber navios de cruzeiros, Santo Antão deixa de ser uma ilha repulsiva para passar a ser uma ilha atractiva, com impacto imediato no aumento da população residente”, frisou.

Para o presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, este percurso demonstra que Santo Antão está a afirmar-se como epicentro da dinâmica de crescimento nacional, posicionando-se “na linha da frente do progresso e do desenvolvimento”.

LFS/HF

Inforpress/Fim

Partilhar