Cidade da Praia, 09 Abr (Inforpress) – O engenheiro em Tecnologias de Informação e Comunicação Hélio Varela afirmou hoje, na cidade da Praia, que o país expandiu a sua conectividade digital de 0,4%, em 1998, para 97%, tornando-se um exemplo a nível internacional.
Hélio Varela, que falava aos jornalistas após proferir uma conferência sobre "Cabo Verde Digital Journey", no âmbito do Atlantic Music Expo (AME) 2025, expressou a sua satisfação com este evento, que permitiu partilhar mais sobre a experiência de Cabo Verde na sua transformação digital.
Segundo a mesma fonte, o país registou uma grande evolução desde 1998, expandindo a conectividade digital de 0,4% para 97%, tornando-se um exemplo a nível internacional.
O conferencista considerou ainda que a implementação da internet foi um “marco importante” para o desenvolvimento de Cabo Verde, proporcionando acesso a novas oportunidades de crescimento económico e social.
"Portanto, foi importante ter uma noção do ponto de situação e do percurso que fizemos no digital", acrescentou Hélio Varela.
O engenheiro afirmou ainda que o sector da música e da tecnologia andam de "mãos dadas" e que o mundo do entretenimento está completamente ligado ao digital.
"Temos as plataformas Netflix, YouTube, todas as músicas passam pelo digital, portanto, penso que a cultura não consegue hoje sobreviver sem este apoio digital", disse.
Hélio Varela defendeu que, no contexto da inteligência artificial e das novas tecnologias, é crucial preservar os valores culturais e artísticos. Para ele, o casamento entre a música, a cultura e o digital é uma evolução natural.
JBR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar