Cidade da Praia, 25 Mar (Inforpress) – A Acrides promove, de 24 a 28 deste mês, uma formação sobre os direitos e deveres das crianças, destinada aos alunos das escolas de São Martinho Pequeno e de Nova Assembleia, na cidade da Praia.
Em declarações à Inforpress, a presidente da Associação Crianças Desfavorecidas (Acrides), Lourença Tavares, avançou que esta formação que tem a duração de dois dias em cada uma dessas escolas, têm como objectivo principal promover os direitos e deveres das crianças, bem como, a inclusão social das crianças e famílias mais vulneráveis.
Um outro tema a ser abordado nesta formação é a alimentação, que segundo Lourença Tavares, vai ajudar as crianças a saberem um pouco de como ter uma alimentação saudável, que contribui para evitar muitas doenças no futuro.
Esta formação, segundo a mesma fonte, conta com a participação de dezenas de crianças e visa ainda incutir saberes que ajudem essas crianças a serem multiplicadores de pares nas suas escolas e comunidades.
A oportunidade serve, também, para mostrar uma abordagem no que tange ao respeito pelas crianças como seres humanos por direito próprio, capazes de pensar por si próprias, valorizando as suas palavras e as suas potencialidades, o seu reconhecimento como cidadãos com o seu pleno lugar e papel na sociedade, capazes de gerar mudanças futuras.
De realçar que este projecto da Acrides conta com a colaboração da Academia Internacional dos Direitos da Criança (AIDDE), da Suíça, uma associação criada no mês de junho de 2022 destinada a apoiar as crianças.
A responsável da Acrides disse que esta parceria tem “muita importância” para esta associação, uma vez que, reforçar parcerias tem sido um dos principais desafios da Acrides.
Na escola de São Martinho Pequeno participam 30 crianças, dos 06 aos 12 anos de idade e na escola Nova Assembleia, 26 crianças de 08 a 10 anos.
A formação está a ser ministrada pelo representante da Rede Intercultural para o Desenvolvimento e a Paz, presente na Índia e França, Augustin Brutus Jaykumar e da representante da AIDDE, Cécile Jeannin.
DG/HF
Inforpress/Fim
Partilhar