
Cidade da Praia, 03 Nov (Inforpress) – O vice-presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Fernando Rocha, afirmou hoje que o principal desafio da instituição a nível da acção estatística é trabalhar cada vez mais para aumentar a cultura estatística em Cabo Verde.
A declaração foi feita durante a abertura da formação de agentes de terreno para o Inquérito Multi-Objectivo Contínuo (IMC) do quarto trimestre de 2025, que decorre na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), na Praia.
Fernando Rocha sublinhou que, na actualidade, existe o entendimento de que nenhum país consegue desenvolver sem ter estatística e sem uma instituição que produz dados em qualidade e em quantidade, credível e que permita os governantes possam planear, desenhar políticas e tomar as melhores decisões.
Apesar do reconhecimento da importância dos dados, o vice-presidente do INE alertou que a cultura estatística no país está "um pouco aquém do desejado".
O papel de liderar este processo, segundo Fernando Rocha, cabe ao INE, enquanto principal órgão do Sistema Estatístico Nacional, mas também o Conselho Nacional de Estatística deverá colaborar, sendo o órgão de arbitragem do sistema.
"É preciso que trabalhemos em conjunto para aumentar a cultura estatística no país, porque sem isso vamos ter muitas dificuldades para produzir estatísticas em quantidade e com qualidade", alertou.
Para que haja confiança nos dados produzidos, Fernando Rocha defende que o INE deve publicar os dados com clareza, divulgar a metodologia utilizada, realizar acções que vão ao encontro dos utilizadores e explicar com clareza o que é produzido.
A forma como as estatísticas são elaboradas e divulgar os dados recolhidos e produzidos de acordo com o calendário da publicação, são também “passos importantes” para transmitir confiança nos dados produzidos.
Segundo o vice-presidente, esta transparência é a melhor forma para que os utilizadores acreditem no papel do INE e no trabalho de produção de estatísticas, combatendo o desconhecimento e as "críticas infundadas" sobre a robustez dos dados.
O INE tem como missão fornecer informação estatística fiável e de qualidade, essencial para o conhecimento objectivo da sociedade cabo-verdiana e para a formulação de políticas públicas eficazes.
DG/CP
Inforpress/Fim
Partilhar