Cidade da Praia, 20 Mar (Inforpress) – O deputado Abraão Vicente anunciou hoje que José Maria Neves vetou o seu nome para embaixador de Cabo Verde em Portugal, mas o Gabinete de Comunicação da Presidência da República diz desconhecer a decisão do chefe de Estado.
“Informo que, sob proposta do chefe do Governo, o meu nome foi vetado pelo Presidente da República, José Maria Neves, para a nomeação como embaixador de Cabo Verde em Portugal”, escreveu hoje Abraão Vicente na sua página da rede social Facebook, acrescentando que o PR justificou veto porque ele [Abraão] está "no olho do furacão político".
O ex-candidato a presidente da Câmara Municipal da Praia afirmou ainda que toma isso [no olho do furacão] como um “elogio" e acrescenta que, embora essa expressão “não tenha respaldo legal ou constitucional, ela tornou-se um critério político que pode ser utilizado por futuros presidentes”.
Abraão Vicente indicou que recebeu a notícia do veto com “a naturalidade de quem já havia informado ao primeiro-ministro” que o seu nome não seria aceite.
“O Presidente agiu de forma coerente com a nossa história em comum. Previsível e natural. A sociedade tirará as suas conclusões”, frisou.
Aquele político disse que recebe com “serenidade” a notícia sobre o veto relativo à sua nomeação como representante de Praia em Lisboa, acrescentando que escolheu fazer política activa e compreende que a oferta de um cargo a esse nível “não depende apenas de quem a propõe”.
“Em nenhum momento considerei possível a minha nomeação, conhecendo bem o Presidente, as suas convicções e o seu modo de agir”, pontuou Abraão Vicente, para quem José Maria Neves não passa a ser seu “inimigo visceral, não passará a ser um alvo a abater” nas suas críticas.
“Farei intervenções sempre que achar necessário, mas nunca movido pelo ódio ou rancor”, assinalou Abraão Vicente.
Segundo ele, “não haverá notícias” sobre a sua nomeação para qualquer cargo público ou conselho de administração.
“Estarei com dignidade no Parlamento até ao fim do meu mandato. Escolhi fazer política e assumo sempre todas as responsabilidades, enfrentando as consequências das minhas decisões”, o ex-ministro da Cultura e Indústrias Criativas.
Entretanto, contactado pela Inforpress se o Presidente da República terá vetado o nome de Abraão Vicente para o cargo de embaixador em Lisboa, o Gabiente de Comunicação e Imagem informou desconhecer a decisão do chefe de Estado.
LC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar