A 13ª edição de “Noite Branca” acontece sob o lema “Chegar à Frente, Marcar a Diferença”

Inicio | Cultura
A 13ª edição de “Noite Branca” acontece sob o lema “Chegar à Frente, Marcar a Diferença”
18/12/24 - 03:32 pm

Cidade da Praia, 18 Dez (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia anunciou hoje que vai disponibilizar cinco mil contos para a 13ª edição da “Noite Branca”, que terá lugar no dia 21 de Dezembro, sob o lema “Chegar à Frente, Marcar a Diferença”.

Esta informação foi avançada pelo vereador da Cultura e Economia Criativa da Praia, Jorge Garcia, durante uma conferência de imprensa para falar sobre o evento que vai homenagear o saxofonista e empresário António Inácio Silveira (Nónó de Bulimundo) e o poeta Osvaldo Osório.

Jorge Garcia informou que o orçamento deste ano é considerado “modesto” devido às proximidades do final do ano e alegou a dificuldade em conseguir parcerias, tendo em conta que as empresas estão no processo de encerramento de contas.

Além disso apontou a recente reeleição como outro motivo para que a situação financeira da Câmara Municipal da Praia esteja “condicionada”, sublinhando que o novo orçamento será aprovado em 2025.

Apesar das limitações, assegurou que a qualidade do evento está garantida, apostando nos palcos que tradicionalmente atraem grande público, como o palco jovem que contará com mais de 30 artistas nacionais e internacionais.

O programa da noite branca conta ainda, segundo aquele autarca, com programações diversificadas, como músicas ao vivo, danças, artes plásticas, feira de artesanato, e apresentação de grupos de batuque.

Quanto à logística, aquele responsável explicou que o centro da cidade será parcialmente interditado ao trânsito, com a montagem das estruturas realizadas o mais tardar possível para amenizar os constrangimentos.

“Como é sabido e tradicionalmente, nessas alturas o centro da cidade vai ficar interditado, mas nós temos optado também por fazer a montagem o mais tardar possível. Aliás, o fecho das vias é para evitar exactamente esses constrangimentos. Inclusive na Avenida Central, nós vamos deixar a passagem ainda durante um longo período para exactamente facilitar o escoamento do tráfego”, explicou.

No que diz respeito à segurança, Jorge Garcia garantiu a presença da Polícia Nacional, Polícia Municipal, Bombeiros, Protecção Civil e Cruz Vermelha.

O evento está previsto começar às 17h30, na Praça Alexandre Albuquerque, com actividades voltadas para a família e prolonga-se até às 22h.

O ponto alto será no Palco Jovem, localizado na Avenida Amílcar Cabral, que funcionará das 19h até às 5h da madrugada.

DV/PC//HF

Inforpress/Fim

Partilhar