Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Zimbabwe quer cooperar com Cabo Verde nos domínios do turismo e agricultura

Cidade da Praia, 23 Jul (Inforpress) – O novo embaixador do Zimbabwe em Cabo Verde, James Maridade, entregou hoje as cartas credenciais ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e destacou o turismo e a agricultura como prioridades nas relações entre os dois países.

“Estas são as áreas que penso que pode haver cooperação entre os dois países porque vamos beneficiar muito de Cabo Verde em termos de turismo, por causa das chegadas de turistas que Cabo Verde tem e também pela maneira como o sector está se desenvolvendo e também iremos beneficiar das experiências na agricultura porque descobrimos que alguns dos alimentos aqui em Cabo Verde são os mesmos em Zimbabwe”, declarou.

Ainda nas suas declarações à imprensa, o diplomata disse já ter falado com o ministro da Agricultura, uma vez que Zimbabwe desenvolve sementes, no sentido de ser enviada uma das variedade já na próxima semana a Cabo Verde, ainda antes do período da chuva, para ser experimentada e ver se se adapta.

“Temos que relembrar que Zimbabwe está sob sanções ilegais dos Estados Unidos e parte da Europa. Estamos a tentar recuperar o nosso sector do turismo e uma das melhores maneiras de fazê-lo é cooperar com os países africanos e Cabo Verde é um país africano muito bom para se cooperar”, acrescentou.

James Maridade afirmou ainda que, de facto, há muitas coisas a serem desenvolvidas em África, mas que, “infelizmente, o mundo lá fora, a comunidade internacional, não quer reconhecer que África também está a fazer muito para lidar com a covid-19, por exemplo”.

“Não é por acidente que os casos de covid-19 em África não são muito altos comparados com os outros lugares no mundo”, frisou.

Finalizando, o diplomata defendeu que haja cooperação entre Zimbabué e Cabo Verde em como lidar com a covid-19.

“Há agora uma nova vaga e, provavelmente, haverá uma sexta vaga então precisa-se que em Africa haja cooperação”, disse.

GSF/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos