Zelensky lança campanha mundial para levantar fundos para ajudar a Ucrânia

Kiev, 05 Mai (Inforpress) – O Presidente ucraniano anunciou hoje o lançamento de uma plataforma de financiamento participativo online projetada para ajudar Kiev a vencer a guerra contra a Rússia e reconstruir o país.

“Com um clique, você pode doar fundos para ajudar os nossos defensores, salvar os nossos civis e reconstruir a Ucrânia”, declarou Zelensky, em inglês, num vídeo publicado na rede social Twitter, anunciando o lançamento da plataforma United24.

“Todos os fundos serão transferidos para o Banco Nacional da Ucrânia e atribuídos aos ministérios relevantes”, acrescentou o Presidente ucraniano, especificando que os relatórios sobre a distribuição de fundos serão publicados “a cada 24 horas”.

“Apenas juntos temos o potencial para travar a guerra e reconstruir o que a Rússia destruiu”, acrescentou Volodymyr Zelensky, que desde o início da guerra recorre extensivamente à internet e às redes sociais para mobilizar a opinião público e chamar a atenção para a situação no país.

Volodymyr Zelensky garantiu que a Ucrânia “recordar-se-á sempre” das contribuições.

A plataforma u24.gov.ua recolherá fundos que serão distribuídos para responder à “defesa e desminagem”, para “ajuda médica” e para “reconstruir a Ucrânia”.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Inforpress/Lusa

Fim

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos