Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

XXI Fórum das Comunicações da CPLP debate desafios do sector no espaço lusófono

Cidade da Praia, 09 Mar (Inforpress) – A ARCTEL-CPLP organiza nos dias 12 e 13 de Março, em Luanda, Angola, o XXI º Fórum das Comunicações da CPLP, sob o tema “Os Desafios da Regulação no Novo Ecossistema Digital”.

Em comunicado, Associação de Reguladores das Comunicações e Telecomunicações da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (ARCTEL-CPLP) avança que o evento será realizado em parceria com o Instituto Nacional das Comunicações – INACOM de Angola.

Pretende-se com a iniciativa, segundo a mesma fonte, promover um debate sobre os novos desafios do sector, tais como a chegada das redes 5G, Internet das Coisas, novos modelos de negócio, privacidade e segurança.

Prevê-se, de igual modo, debater sobre os desafios que se apresentam tanto às autoridades reguladoras como a todos os outros stakeholders do sector.

“A CPLP ocupa uma posição privilegiada, em cinco continentes, e com mais de 270 milhões de consumidores. Desde o comércio e a governação electrónica, passando pelo nível de cobertura e acesso de banda larga”, lê-se na nota, que lembra que os membros da CPLP têm vindo a tentar alinhar estratégias com o objectivo de atingir um patamar de desenvolvimento tecnológico e sustentável que dê resposta aos desafios criados pelas transformações do sector.

A ARCTEL-CPLP considera que a profunda alteração das telecomunicações nos últimos 10 anos modificou a forma como “lidamos com o cenário digital”, apontando a segurança da informação como uma preocupação global que trespassa sectores e fronteiras.

A ARCTEL-CPLP é uma Associação de direito privado que facilita e potencia a partilha de informação e conhecimento entre os vários reguladores, com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento do mercado e do sector das comunicações.

A ARCTEL está disponível para colaboração em projectos no âmbito da formação, cooperação e investigação com entidades oriundas do espaço CPLP e fora da CPLP.

CM/JMV

Inforpress/Fim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos