São Francisco, 16 Nov (Inforpress) – O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta quarta-feira que a China e os Estados Unidos assumam uma nova visão e construam juntos cinco pilares para as relações bilaterais.
A China e os Estados Unidos devem desenvolver conjuntamente uma percepção correcta, destacou Xi durante sua reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden, em Filoli Estate, no estado americano da Califórnia.
“A China está consistentemente comprometida em ter um relacionamento estável, saudável e sustentável com os Estados Unidos e tem interesses que devem ser salvaguardados, princípios que devem ser mantidos e linhas vermelhas que não devem ser cruzadas”, indicou Xi, expressando esperança de que os dois países possam ser parceiros que se respeitem e coexistam em paz.
O Presidente chinês, considerou ainda, citado pela Xinhua, que a China e os Estados Unidos devem administrar as divergências de forma eficaz.
No seu entender, tais divergências não devem ser um abismo que mantenha os dois países separados, em vez disso, acrescentou, os dois lados devem procurar maneiras de construir pontes para ajudá-los a caminhar um em direcção ao outro.
É importante que eles valorizem os princípios e as linhas vermelhas um do outro e evitem oscilar, ser provocativos e cruzar estas linhas, expressou o presidente chinês.
Xi é de opinião ainda que os dois países devem se comunicar mais, dialogar mais e realizar mais consultas, além de lidar com calma com suas diferenças e acidentes.
“A China e os Estados Unidos devem promover conjuntamente uma cooperação mutuamente benéfica”, afirmou Xi. Os dois países têm amplos interesses comuns numa ampla gama de áreas, incluindo áreas tradicionais como economia, comércio e agricultura, bem como áreas emergentes, como mudança climática e inteligência artificial (IA), apontou.
O chefe de Estado chinês considera “importante” a utilização plena dos mecanismos novos e restaurados na política externa, economia, finanças, comércio, agricultura e outros campos e realizar a cooperação em áreas como luta antinarcotráfico, assuntos judiciais e de aplicação da lei, IA e ciência e tecnologia.
Xi também pediu que a China e os Estados Unidos assumam conjuntamente as responsabilidades como grandes países. Os problemas enfrentados pela sociedade humana não podem ser resolvidos sem a cooperação entre os grandes países, ressaltou.
A China e os Estados Unidos devem liderar pelo exemplo, intensificar a coordenação e a cooperação em assuntos internacionais e regionais e fornecer mais bens públicos para o mundo, assinalou ele, ajuntando que os dois lados devem manter suas iniciativas abertas um ao outro, ou coordená-las e conectá-las para obter sinergia, a fim de beneficiar o mundo.
Enquanto isso, o Presidente chinês pediu à China e aos Estados Unidos que promovam conjuntamente o intercâmbio entre pessoas. “Os dois lados devem aumentar os voos, promover a cooperação turística, expandir os intercâmbios subnacionais, fortalecer a cooperação educacional e a cooperação em assuntos relacionados às pessoas com deficiência, reduzir os factores negativos que impedem o intercâmbio entre pessoas e incentivar e apoiar maiores interações e comunicação entre seus povos, de modo a consolidar a base para o desenvolvimento saudável das relações China-EUA”, disse Xi.
Inforpress/Xinhua
Fim