Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Xi Jinping insta esforços contínuos para promover desenvolvimento de alta qualidade da Iniciativa do Cinturão e Rota

Beijing, 20 Nov (Xinhua) – O presidente chinês, Xi Jinping, pediu na sexta-feira esforços para continuar promovendo o desenvolvimento de alta qualidade da Iniciativa do Cinturão e Rota por meio de esforços conjuntos.

A Iniciativa do Cinturão e Rota deve visar um progresso de alto padrão, sustentável e centrado na população, disse Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, ao discursar num simpósio de alto nível sobre a iniciativa.

O simpósio, o terceiro do tipo, foi presidido pelo vice-primeiro-ministro Han Zheng, que também é membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC e chefe do grupo dirigente para a promoção da Iniciativa do Cinturão e Rota.

Nos últimos oito anos, as regiões em toda a China se abriram mais ao mundo através da Iniciativa do Cinturão e Rota, e uma cooperação ganha-ganha foi alcançada entre a China e os países participantes, disse Xi.

Xi também alertou para o ambiente internacional cada vez mais complexo para o desenvolvimento da Iniciativa do Cinturão e Rota, enumerando factores contribuintes, incluindo a concorrência feroz causada por uma nova rodada de revolução científica e tecnológica e transformação industrial, bem como os impactos das mudanças climáticas, covid-19 e outros desafios globais na comunidade humana.

O Presidente chinês pediu uma confiança mútua política mais forte, mais mecanismos cooperativos e uma melhor rede de conectividade ligando terra, mar, ar e ciberespaço.

Ele instou esforços para aumentar o comércio com os países vizinhos, expandir as importações de produtos de alta qualidade, promover a cooperação internacional em capacidade industrial e melhorar a conectividade financeira e os intercâmbios culturais.

Destacando a cooperação em saúde, desenvolvimento verde, indústria digital e inovação, Xi enfatizou que a China continuará a se engajar na cooperação internacional da resposta à covid-19, apoiar os países em desenvolvimento no desenvolvimento de energia verde e de baixo carbono, avançar na iniciativa de Comércio Electrônico da Rota da Seda e nutrir um ambiente aberto, justo, equitativo e não discriminatório para o progresso científico e tecnológico.

As rotas de transporte terrestre devem ser “seguras e sem obstáculos”, ter forças únicas e se complementar umas com as outras, enquanto a conectividade marítima deve ser otimizada, disse ele, exigindo uma conexão sem problemas entre a cadeia industrial e a cadeia de suprimentos.

Projectos para melhorar a vida da população podem ser um meio eficaz para aumentar o senso de realização das pessoas nos países ao longo do Cinturão e Rota, acrescentou.

O estadista também enfatizou o desenvolvimento de uma plataforma de alerta antecipado e avaliação de riscos sob todas as condições para os projectos da China no exterior, e a coordenação dos mecanismos para a protecção dos interesses do país no exterior, esforços globais contra o terrorismo e controlo de segurança.

As respostas à covid-19 devem ser coordenadas com os esforços para promover a Iniciativa do Cinturão e Rota, assinalou ele.

A China treinará e orientará seus cidadãos e empresas no exterior a respeitar as leis e costumes locais e intensificar os esforços para combater o suborno transfronteiriço, ajuntou ele, alertando que as empresas devem regular suas actividades comerciais e não poderão prejudicar o prestígio do país.

Observando que o trabalho relacionado à Iniciativa do Cinturão e Rota deve estar em alta na agenda deles, Xi Jinping pediu aos departamentos relevantes que intensificassem a gestão dos projectos no exterior e o controlo de riscos.

Enquanto presidia à reunião, Han Zheng disse que o importante discurso de Xi forneceu princípios orientadores fundamentais para promover a Iniciativa do Cinturão e Rota através de esforços conjuntos na nova era.

O grupo dirigente cumprirá fielmente seu dever sob a forte liderança do Comitê Central do PCC com Xi em seu núcleo, disse Han.

Inforpress/Xinhua

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos