Pequim, 31 Ago (Inforpress) – O presidente chinês, Xi Jinping, destacou nesta segunda-feira esforços para reforçar as regulamentações anti monopólio e contra concorrência injusta, melhorar o sistema de reserva do país e lutar contra a poluição.
Xi, também secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, fez essas declarações ao presidir à 21ª reunião do comitê central para o aprofundamento da reforma geral.
Na reunião, foi revisada e aprovada uma série de directrizes, incluindo aquelas sobre o fortalecimento da regulamentação anti monopólio e a promoção da concorrência justa, a melhoria do sistema de reserva de materiais de importância estratégica ou para uso emergencial, a luta contra a poluição e directrizes para aproveitar melhor o papel de supervisão do trabalho estatístico.
A implementação de regulamentos anti monopólio e políticas de promoção de concorrência justa é um requisito intrínseco para aprimorar o sistema económico do mercado socialista, disse Xi, sublinhando esforços para propiciar condições equitativas, criar um amplo espaço de desenvolvimento para todo tipo de entidades de mercado e proteger melhor os direitos e interesses dos consumidores em conformidade com a visão estratégica de fomentar um novo paradigma de desenvolvimento e promover um desenvolvimento de alta qualidade e uma prosperidade comum.
O Presidente chinês também pediu esforços para optimizar os mecanismos de armazenamento e gestão de suprimentos estratégicos e de resposta de emergência para fortalecer a capacidade do país de se proteger contra grandes riscos.
Os resultados antipoluição do país devem ser ainda mais consolidados, afirmou Xi, enfatizando medidas específicas, científicas e baseadas na lei na luta contra a poluição.
Ele também salientou o papel de supervisão de trabalho estatístico, a melhor qualidade de dados e a construção mais rápida de um sistema de supervisão estatística que é completo, eficiente e eficaz.
Participaram da reunião Li Keqiang, Wang Huning e Han Zheng, todos membros do Comitê Permanente do Escritório Político do Comité Central do PCC e vice-chefes do comitê central para o aprofundamento da reforma geral.
Desde o 18º Congresso Nacional do PCC em 2012, foi tomada uma série de decisões importantes sobre anti monopólio e contra concorrência injusta para aprimorar o sistema de concorrência justa e fomentar um sistema unificado e de mercado aberto com concorrência ordenada.
Inforpress/Xinhua/Fim