Xi encontra-se com homólogo do Cazaquistão

XI’AN, 18 Mai (Inforpress) – O presidente chinês, Xi Jinping, conversou na quarta-feira com o presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, que está na China para participar da Cúpula China-Ásia Central e fazer uma visita de Estado.

Xi deu calorosas boas-vindas a Tokayev à China por sua participação na cúpula e visita de Estado. Xi expressou seu prazer em dar as boas-vindas a Tokayev em Xi’an e mais uma vez desejou-lhe um feliz aniversário, pois ele comemorou seu 70º aniversário naquele dia.

Xi disse que a visita de Estado de Tokayev à China nesta ocasião especial fala muito sobre a força dos laços bilaterais e mais uma vez atesta seu vínculo único com a China.

Os dois lados devem levar adiante vigorosamente a amizade tradicional, apoiar um ao outro, aprofundar a cooperação mutuamente benéfica, buscar o desenvolvimento e a renovação e construir uma futura comunidade compartilhada China-Cazaquistão caracterizada por amizade eterna, forte confiança mútua e grande solidariedade, disse Xi.

Um Cazaquistão independente, estável e próspero atende aos interesses comuns dos povos chinês e cazaque, defendeu Xi, acrescentando que a China apoia firmemente o Cazaquistão na salvaguarda de sua independência nacional, soberania e escolha territorial de um caminho de desenvolvimento com base em suas condições nacionais.

De acordo com o presidente chinês, a China e o Cazaquistão realizaram com sucesso dezenas de importantes projectos de cooperação desde que ele propôs a Iniciativa do Cinturão e Rota há dez anos.

Xi pediu esforços conjuntos para expandir a cooperação em economia, comércio, investimento, agricultura, fabricação de automóveis e energia, aprofundar a conectividade e explorar novas possibilidades em novos campos de cooperação, incluindo comércio electrónico, inovação e big data.

Garantiu que a China e o Cazaquistão aproveitarão a oportunidade oferecida pela assinatura de um acordo sobre isenção mútua de visto para melhorar os intercâmbios e a cooperação interpessoal.

Ele elogiou o lançamento da China do ano do turismo no Cazaquistão em 2024 e disse acreditar que a abertura de um consulado geral do Cazaquistão em Xi’an ajudaria a promover intercâmbios locais entre os dois países.

A próxima cúpula é de grande importância e levará a cooperação China-Ásia Central a uma nova era, disse Xi.

A China está pronta para trabalhar com os países da Ásia Central, incluindo o Cazaquistão, para tornar o Mecanismo China-Ásia Central uma importante plataforma para promover uma cooperação profunda entre os seis países, acrescentou.

Tokayev elogiou a China por seus grandes sucessos sob a liderança de Xi e disse acreditar que a China terá um futuro ainda melhor.

O Presidente do Cazaquistão disse que concorda plenamente com Xi sobre a avaliação das relações bilaterais e sugestões para melhorar a cooperação. Enfatizando a posição especial e importante da China na política externa de seu país, ele disse que as relações Cazaquistão-China são baseadas em forte amizade e sólida confiança mútua, e desfrutam de missões e objetivos de cônjuges.

Assehurou que o seu país está pronto para trabalhar com a China para fortalecer ainda mais sua parceria estratégica abrangente, permanente e estabelecer uma base sólida para os dois países inaugurarem três novas décadas douradas, disse Tokayev.

Ele saudou a assinatura do acordo mútuo de isenção de visto e prometeu continuar participando da Iniciativa do Cinturão e Rota.

Segundo ele, o Cazaquistão apoia activamente a Iniciativa de Desenvolvimento Global proposta por Xi, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global.

O Cazaquistão está disposto a trabalhar com a China para fazer pleno uso do Mecanismo China-Ásia Central e promover conjuntamente a segurança, a estabilidade e o desenvolvimento regional, adiantou Tokayev.

No final do encontro, os dois Chefes de Estado assinaram uma declaração conjunta e assistiram à assinatura de vários documentos sobre cooperação bilateral em áreas como economia, comércio, energia, transportes, agricultura, conectividade, cultura e negócios locais.

Inforpress/Xinhua

Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos