Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Xi defende desenvolvimento de relações “sãs e estáveis” em reunião com Biden

Pequim, 16 Nov (Inforpress) – O Presidente da China pediu hoje ao homólogo dos Estados Unidos o desenvolvimento de relações “sãs e estáveis”, durante a reunião virtual entre os dois líderes.

Xi Jinping afirmou que “China e Estados Unidos devem respeitar-se mutuamente, coexistir em paz, cooperar, gerir de forma apropriada os assuntos internos e assumir as suas responsabilidades internacionais”, de acordo com a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.

O Presidente chinês disse “estar preparado” para trabalhar com Joe Biden na hora de “construir consensos” e “dar passos” para recuperar as relações bilaterais.

Por seu lado, Biden salientou a necessidade de existirem salvaguardas para evitar conflitos entre os dois países, dado que “a competição entre os dois países não deve transformar-se num conflito, intencional ou não”, numa altura em que se acumulam disputas entre Washington e Pequim, sobre Taiwan, comércio e direitos humanos.

A conversa entre os dois líderes começou às 19:45 de Washington (00:45 em Lisboa).

Mas em Washington como em Pequim, as expectativas são moderadas em relação a este diálogo, que não deverá conduzir a “resultados concretos”, indicou a Casa Branca.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês Zhao Lijian afirmou, na segunda-feira, que os dois líderes “terão uma troca de pontos de vista franca, profunda e abrangente” sobre a relação bilateral, que se encontra num “momento crítico”.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos