Xadrez: Selecção de Cabo Verde defronta a sua congénere do Equador no “Championship League’2020

Cidade da Praia, 08 Jul. (Inforpress) – A selecção nacional de Cabo Verde de Xadrez defronta a sua congénere do Equador na sexta-feira, 10, em jogo da terceira ronda da quinta temporada da “Championship League’2020”, prova que conta com o concurso de 94 equipas.

Championship League’2020 iniciou-se a 26 de Junho e o combinado cabo-verdiano já conta com duas vitórias nos dois jogos, alcançadas ante às equipas dos Mórfi’s Minions, dos Estados Unidos da América, por 7-1 e Etton College (A) , da Inglaterra, pela margem de 9-1.

A selecção de Cabo Verde da modalidade, que venceu Mórfi’s Minions dos Estados Unidos da América por 7-1, foi constituída por um quarteto capitaneado pelo seleccionador nacional/jogador Mi Mariano Ortega, integrado ainda pelos jogadores Lindo Barros, Gil Teixeira e Lura Miranda.

Já no triunfo de Cabo Verde por 9-1 sobre Etton College (A) da Inglaterra alinharam pelas cores crioulas Mi Mariano Ortega, David Mirulla, José Carlos Vaz, Sidney Spínola e Gil Teixeira.

De acordo com a Federação Cabo-verdiana de Xadrez, esta competição on-line disputa-se na plataforma da Chess.com e cada equipa é composta com um mínimo de quatro jogadores, sendo que em cada ronda, os jogadores de cada equipa efectuam duas partidas (uma de brancas e outra de pretas) com os seus adversários.

As partidas são ao ritmo de 15 minutos com um incremento de cinco segundos por lance e são disputadas numa competição de sete rondas, jogadas geralmente às sextas-feiras, sendo o emparceiramento efectuado conforme o sistema suíço.
Cabo Verde ocupa neste momento o sexto posto, com dois pontos, em igualdade pontual com os líderes do Petts Wood and Orpington, da Suíça.

No sábado último, a selecção de Cabo Verde de xadrez levou de vencida a equipa nacional do Gana por 122-105 no “match” amigável, disputado na plataforma do Lichess.org, no formato tipo Arena, de 180 minutos, com partidas de 3’+2’’ e cada equipa foi constituída por 12 jogadores, sendo dois femininos.

Mestre Mariano Ortega conduziu a selecção nacional integrada ainda pelos jogadores José Carlos Vaz, Lindo Barros, José Andrade, Iura Miranda, Luís Fernandes, David Mirulla, Loide Gomes, António Monteiro, Agrinaldo Vera-Cruz, Célia Guevara e Luís Barros, nesse triunfo frente aos ganeses.

SR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos