Xadrez: Mestre Mariano Ortega defronta sábado o angolano David Silva

Cidade da Praia, 23 Set (Inforpress) – O campeão de Cabo Verde de xadrez, o mestre Mariano Ortega, volta a competir este sábado no Campeonato Africano da modalidade em Lagos, Nigéria, para a sexta ronda, ante o mestre internacional angolano David Silva.

De acordo com a Federação Cabo-verdiana de Xadrez, Mariano Ortega volta a competir depois de um dia de interregno da competição, sendo certo que o representante de Cabo Verde vem de uma vitória neste Campeonato Africano Individual 2022, sobre Henry John, do Sudão Sul.

Já antes, na véspera, Ortega consentiu a sua primeira derrota frente ao FM Bomo Lovet Kigigha, da Nigéria.

Refira-se que Ortega soma ainda vitórias neste campeonato africano nas suas duas primeiras partidas diante dos nigerianos Odion Aikhoje, também mestre internacional e Joy Idara Emmanuel, e um empate com o número um do ‘ranking’ internacional em África, o grande mestre Bassem Amin (Egipto), em partida da terceira ronda do Campeonato Africano Individual 2022.

Após a quinta ronda, e chegado ao meio da competição, o mestre Ortega é sétimo classificado, com 3,5 pontos, sendo certo que o grande mestre, o egípcio Ahmed Adly (Egipto) comanda, de forma isolada, o torneio com 4,5 pontos.

Paralelamente à competição Open, decorre a competição feminina, cujo ‘ranking’ inicial é liderado pela angolana Esperança Caxita, xadrezista que esteve no CV Open 2022.

Nesta prova feminina estão inscritos 35 atletas em representação de 13 países.

SR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos