William de Sena Vieira lança livro sobre nova geração de futebol cabo-verdiano

 

Cidade da Praia, 03 Out (Inforpress) – “Nova geração do futebol cabo-verdiano” é título do livro da autoria do jovem William Sena Vieira (Jota Jota), lançado hoje, na Cidade da Praia.

O livro, segundo o autor, relata os passos de 45 jovens futebolistas cabo-verdianos espalhados por vários países do mundo e que na sua perspectiva têm potencialidades para futuramente estar na selecção nacional de Cabo Verde ou dos países de acolhimento.

“Temos o Kevin Oliveira, Giovanny Cabral de Assomada. Portanto, há um núcleo de jogadores que saíram da escola do Batuque, há um núcleo de jogadores que saíram da escola EPIF, mas também há jogadores que foram formados no exterior e mais concretamente em Holanda, em Portugal, na Franca, nos EUA entre outros países”, citou.

Jota Jota adianta que inicialmente tinha uma panóplia de cerca de 100 jogadores que foi diminuindo até chegar aos 45 retratados no livro.

“Há um critério de selecção desses jogadores no sentido de futuramente poderem estar a representar a selecção de Holanda, Portuguesa e Francesa. Portanto é caso para dizer que o talento cabo-verdiano é de alto nível”, disse.

O livro, conforme o autor foi escrito com o intuito de valorizar o atleta cabo-verdiano e reforçar a literatura desportiva em Cabo Verde.

“Sabemos que os atletas cabo-verdianos são pouco valorizados. Por exemplo na comunicação social temos poucas notícias desses atletas. É verdade que agora com ascensão dos Tubarões Azuis em 2013 houve uma melhoria nesse sentido, mas é preciso valorizar mais e divulgar mais porque é importante para a vida desses atletas”, sublinhou.

A apresentação do livro esteve a cargo do jornalista Marcos Fonseca.

Jota Jota é licenciado em Relações Comercias Internacionais e em 2012 foi colunista do Criolosports, primeiro jornal desportivo cabo-verdiano online.
Amante do desporto fundou, em 2013, a Seka Peli Info.

Em 2017 foi um dos co-fundadores da Associação Tertúlia do Desporto nacional com o intuito de promover debates em torno do desporto.

Já trabalhou na Direcção-geral dos Desportos e no Comité Olímpico Cabo-verdiano, tendo passado também para Sporting da Praia.

MJB/AA

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos