São Domingos: Técnicos e cuidadores da pessoa idosa capacitados para responder demanda de Centro de Dia (c/áudio)

07-03-2024 13:34

Cidade da Praia, 07 Mar (Inforpress) - Os técnicos sociais e cuidadores da pessoa idosa em São Domingos concluíram hoje uma formação sobre cuidados a ter com a terceira idade, acção que permitiu capacitá-los para responder à demanda do Centro de Dia do município.

Em declarações à Inforpress, a coordenadora do Programa Saúde dos Idosos, Natalina Silva, adiantou que o programa de capacitação foi desenvolvido no âmbito da implementação do Plano Estratégico Nacional para um Envelhecimento Activo e Saúde da Pessoa idosa(PENEASPI) - 2024-2028, nomeadamente, em cuidados continuados nas comunidades, no domínio dos direitos e deveres da pessoa idosa.

Pelo que a formação centrou em capacitar os cuidadores e técnicos para prestar cuidados de forma “holística” à pessoa idosa, para melhor responder aos cuidados.

Considerou que o balanço da actividade foi “positivo”, assegurando que a acção permitiu o envolvimento dos formandos em questões práticas, nomeadamente da promoção de conforto à classe e das principais doenças que, segundo a mesma, podem afectar.

“Como é o caso das doenças crônicas não transmissíveis e das de cunho psicológico, como depressão, delírio e Alzheimer, da prevenção de quedas e outros acidentes, de cuidados gerais e holísticos, da gestão e administração de medicamentos, de decodificação de sinais de maus tratos e transtornos”, apontou.

A nutrição na pessoa idosa também foi levada em conta, referiu a mesma fonte, no sentido de perceber se a pessoa está desnutrida ou com obesidade, dos cuidados paliativos e da prevenção da queda da pessoa idosa, “(…) de forma que podemos ver que estão preparados para responder a demanda do Centro de Dia, estão cientes dos cuidados que devem ter”.

O comandante dos bombeiros de São Domingos, Alfredo Tavares, participou também da formação e destacou a importância da iniciativa para actuação de qualquer situação de emergência.

Da parte da Câmara Municipal de São Domingos, a vereadora da área Social, Ivanilde Mendonça, adiantou que a formação serviu para dar continuidade aos trabalhos da autarquia para a vertente social.

“A intenção é capacitá-los, principalmente as pessoas que vão estar a trabalhar com os idosos no centro, para poderem desempenhar o melhor trabalho com a comunidade”, declarou a vereadora.

O Centro de Dia Padre António Sá Cachada foi inaugurado em Outubro e prevê receber 50 idosos por dia.

A formação, que se iniciou na quarta-feira, 06, nas instalações do centro, dirigida aos profissionais e cuidadores da pessoa idosa, terminou hoje e reuniu 19 formandos, entre cuidadores, técnicos sociais, bombeiros e elementos da Cruz Vermelha no município.

A iniciativa que contou com a parceria da Direção Nacional da Saúde, da Delegacia de Saúde de São Domingos e da representação nacional da OMS, entre outros parceiros.

OS/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


18-07-2024 9:20
18-07-2024 9:22
18-07-2024 9:21
18-07-2024 7:58
18-07-2024 7:55