Santa Cruz: Autarquia prevê o lançamento da primeira pedra para construção da estrada Achada Fazenda – Ponta Achada para breve

09-07-2024 21:49

Pedra Badejo, 09 de Jul (Inforpress) – O autarca de Santa Cruz anunciou hoje que em breve vai ser feito o lançamento da primeira pedra para a construção da estrada Achada Fazenda – Ponta Achada, acreditando que terá reflexo na dinamização local.

Em declarações à Inforpress, Carlos Silva adiantou que por ocasião das festividades do Dia do Município e do santo padroeiro, Nhu Santiago Maior, assinalados a 25 de Julho, a autarquia vai fazer o lançamento de obras estruturantes, dentre elas a construção da estrada asfaltada Achada Fazenda – Ponta Achada e as obras de requalificação urbana de Achada Igreja.

A estrada Achada Fazenda – Ponta Achada está orçada em cerca de 100 mil contos e com o aval do Governo, a autarquia vai contrair um empréstimo, visto que esta região possui, segundo o edil, um forte potencial económico, turístico, além de ter características e condições para ser a maior orla marítima da ilha de Santiago.

O edil destacou que nesta área já há alguns empreendimentos turísticos e outros se encontram em construção, além de ser uma comunidade que vive praticamente da agropecuária e da pesca, necessitando também de escoar os seus produtos.

Carlos Silva vê na melhoria dessa estrada uma forma de “dinamizar a economia local e municipal, melhorar as condições de vida dos moradores, criar mais e melhores postos de emprego, mas também mais serviços”.

Igualmente, para as festividades do município a autarquia vai fazer o lançamento da obra da requalificação ambiental da zona de Achada Igreja, financiada pelo Fundo do Turismo, uma zona com potencial histórico, paisagístico, religioso e cultural.

Nesta requalificação, o edil avançou que o cemitério vai ser transformado num cartão de visita, por ter campas de memórias culturais, como Nácia Gomi, Sema Lopi, Antão Barreto, entre outras figuras do município.

A ambição maior é construir um velório onde os familiares podem levar os seus entes queridos para fazer o velório, receber visitas, tudo isso numa perspectiva económica que está a ser pensada e estruturada.

Ainda, no quadro das festividades, Carlos Silva informou que pretende inaugurar um conjunto de obras municipais, nomeadamente calcetamento de ruas, equipamentos educativos, entre outras infraestruturas.  

MC/JMV

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


15-07-2024 13:41
15-07-2024 13:25
15-07-2024 13:19
15-07-2024 12:34
15-07-2024 12:34