Praia acolhe primeira reunião do comité de pilotagem para a implementação do programa sobre trabalho digno

10-07-2024 11:46

Cidade da Praia, 10 Jul (Inforpress) – O Ministério da Família e Inclusão Social promove, nos dias 11 e 12 deste mês, a primeira reunião do comité de pilotagem para a implementação do programa sobre o trabalho digno no horizonte 2023-2027.

De acordo com a nota de imprensa do Gabinete do Governo, o encontro decorre no âmbito do quadro institucional de implementação do Programa País para o Trabalho Digno (PPTD) 2023-2027, assinado em Dezembro último pelos mandantes tripartidos da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Segundo a mesma fonte, a referida reunião, que marca uma etapa “importante” na implementação do PPTD, vai constituir uma oportunidade para apoiar a estruturação do comité de pilotagem, discutir o conteúdo e as grandes linhas do PPTD, bem como os mecanismos de seguimento e avaliação aplicados à gestão baseada em resultados.

Pretende-se ainda com esta iniciativa promover o reforço das capacidades dos membros do comité em termos de instrumentos introdutórios de mobilização de recursos e elaborar o plano anual de monitorização das actividades de implementação do PPTD.

O comité de pilotagem encarregado da coordenação, planeamento e seguimento da implementação integra representantes das organizações de trabalhadores, empregadores e de diversos departamentos governamentais envolvidos na materialização da Agenda do Trabalho Digno.

A abertura da reunião vai ser presidida pelo ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, e conta com a presença do director do Escritório da Organização Internacional do Trabalho para a África Ocidental, Dramane Haidara.

O PPTD é um documento estratégico que vai ser implementado durante o período de 2023 a 2027, visando contribuir para a concretização da Agenda do Trabalho Digno.

O mesmo está enquadrado nas linhas orientadoras definidas pelos documentos estratégicos nacionais e internacionais, nomeadamente o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS II) e o Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (UNCF), o PPTD segue uma lógica de coerência e complementaridade das intervenções.

O PPTD define três prioridades estratégicas, nomeadamente o reforço do capital humano e social, a transformação económica inclusiva, prosperidade e uma transição justa para um ambiente saudável e a governação transformadora centrada no desenvolvimento e coesão territorial reforçada.

CM/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


15-07-2024 14:38
15-07-2024 14:09
15-07-2024 14:01
15-07-2024 13:41
15-07-2024 13:25