Fogo: Projectos turísticos sustentáveis de Chã das Caldeiras socializados hoje com presença do primeiro-ministro

11-07-2024 9:33

São Filipe, 11 Jul (Inforpress) – Os projectos turísticos sustentáveis de Chã das Caldeiras são socializados hoje, num seminário que vai contar com a presença do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

O evento, que estava previsto para o passado mês de Maio, foi adiado devido a problemas nas ligações aéreas que impossibilitaram o ministro do Turismo e Transporte, Carlos Santos, e de outros participantes de viajarem para a ilha.

A abertura do seminário de socialização dos projectos vai acontecer na comunidade turística de Chã das Caldeiras, sob a responsabilidade do ministro do Turismo e Transporte, e o encerramento pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

O evento, de acordo com os organizadores, pretende, num primeiro momento, promover a socialização dos eixos do Programa de Valorização Turística e Ambiental das Aldeias Rurais (PVTAAR), através da abordagem da estratégia de intervenção e de comunicação do programa.

Num segundo momento vão ser apresentados os projectos específicos para valorizar o turismo rural e a sustentabilidade turística das aldeias, com foco na dinamização da economia local e no aumento do rendimento das famílias em Chã das Caldeiras.

O PVTAAR visa diversificar a oferta turística e melhorar o saneamento básico e as condições de vida em uma rede de 18 aldeias seleccionadas, com financiamento dos fundos do turismo e do ambiente e procura desenvolver sustentavelmente aldeias rurais com potencial turístico e transformar as aldeias em espaços de prática de turismo.

As intervenções previstas incluem requalificação, conservação e melhoria da qualidade ambiental, com arranjos paisagísticos, reabilitação de habitações, reforço do saneamento básico e abastecimento de água.

No quadro do PVTAAR estão programadas acções de formação e capacitação para o empreendedorismo, sensibilização e educação ambiental, e promoção da oferta turística através de roteiros nacionais e internacionais.

No final do evento, o primeiro-ministro vai proceder ao lançamento da Aldeia Rural de Chã das Caldeiras, no município de Santa Catarina do Fogo.

Na sexta-feira, 12, o chefe do Governo vai presidir ao lançamento das Aldeias Rurais de Campanas de Cima (São Filipe) e Pai António (Mosteiros).

JR/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


15-07-2024 14:09
15-07-2024 14:01
15-07-2024 13:41
15-07-2024 13:25
15-07-2024 13:19