Brava: Camponeses iniciam faina agrícola com lançamento de sementes à terra após as primeiras chuvas

09-07-2024 18:00

Nova Sintra, 09 Jul (Inforpress) - Agricultores de várias localidades da ilha Brava iniciaram hoje a faina agrícola após a queda das primeiras chuvas em quantidade suficiente para fazer germinar as sementes, conforme os mesmos.

Abordados pela comunicação social, os lavradores garantiram que com estas primeiras chuvas o terreno está preparado para receber as sementes e asseguraram serem suficientes para fazer a germinação, perspectivando ainda um bom ano agrícola.

O camponês António Carlos Pina salientou que com as primeiras chuvas, a esperança aumentou, sendo que iniciou o dia, juntamente com mais dois trabalhadores, abrindo as covas para que possam ser colocadas as sementes, mas afirmou que o único problema é combater as galinhas do mato, que estão em grandes quantidades.

“Tenho terrenos em diversas localidades e pretendo cultivar todos eles, contudo, actualmente aqui na ilha existe a problemática da falta de mão-de-obra que tem comprometido todos nós, os agricultores”, ressaltou.

Já o lavrador Paulo Burgo, que é um dos maiores agricultores do concelho, frisou que não estava à espera destas precipitações, todavia disse que a mesma é bem-vinda e que já começou a semear.

“A chuva já chegou, agora cabe a nós os agricultores fazer a nossa parte e penso que este ano teremos um bom ano agrícola. O problema é que temos falta de mão-de-obra e os que estão a trabalhar, também estão a exagerar nos preços”, avançou.

Por sua vez, Lídia da Lomba, também camponesa, admitiu que este ano a chuva veio mais cedo, sendo que isso aumenta a esperança de todos que trabalham no campo.

Dai, informou que os preços das sementes estão mais elevados, mas nada que impeça um agricultor de ter esperança de um bom ano de colheita.

“Esta primeira chuva atingiu toda a ilha Brava e espero que continue sempre assim, pois se assim for, todos terão um bom ano de agricultura”, finalizou.

DM/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


15-07-2024 14:38
15-07-2024 14:09
15-07-2024 14:01
15-07-2024 13:41
15-07-2024 13:25