Universidade Lusófona prepara licenciatura em gestão autárquica para iniciar já próximo ano lectivo
Universidade Lusófona prepara licenciatura em gestão autárquica para iniciar já próximo ano lectivo
Cidade da Praia, 12 Fev (Inforpress) - A Universidade Lusófona de Cabo Verde (ULCV) tem neste momento, em preparação dois cursos de licenciatura, sendo um na área de gestão autárquica e desenvolvimento local e outro em Administração Pública com componente de gestão de recursos humanos.
Em conversa com a Inforpress, o reitor da ULCV, Carlos Delgado, adiantou que para o curso de gestão autárquica e desenvolvimento local a Universidade já tem um parecer favorável da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV).
Ademais acrescentou que no passado 16 de Janeiro assinou, em Portugal, um protocolo com o Instituto de Estudos Superiores de Educação e Ciência de Lisboa, visando a implementação do referido curso, estando agora no processo de acreditação junto da Agência Reguladora do Ensino Superior (ARES) para iniciar com o curso já no ano lectivo 2024/25.
Carlos Delgado afirma que não faz sentido que volvidos mais de 30 anos do municipalismo cabo-verdiano, o país não tenha uma licenciatura de raiz em Gestão Autárquica para responder à demanda dos 22 municípios.
Neste sentido, o reitor realçou que o objectivo da ULCV é de, sobretudo, formar e disponibilizar no mercado, dentro de quatro anos, gestores municipais para colmatar algum défice existente, a nível dos recursos humanos, para os serviços municipais e, de forma particular, a nível da contabilidade municipal.
“Neste momento temos um problema de contabilidade municipal, que é um problema de vários municípios e, este curso vai poder, em concreto, ajudar os municípios a resolver esses problemas porque os gestores estarão em condições de elaborar as contas municipais, evitando que as autarquias recorreram a assessorias externas ou encomendam serviços externos”, explicou.
Carlos Delgado adiantou ainda que a ULCV tem também em preparação um curso de licenciatura em Administração Pública com a componente de gestão de recursos humanos, para igualmente colmatar o défice de gestores de recursos humanos no país.
Para além dos estudantes que concluíram o 12º ano de escolaridade, poderão ingressar nesses cursos de licenciatura profissionais com mais de 25 anos e que tenham o 10º ano de escolaridade concluído.
Com sede na ilha de São Vicente, a ULCV, de natureza privada, tem um pólo na cidade da Praia e ministra cursos de licenciatura e mestrados em diversas áreas, designadamente ciência da comunicação, artes cénicas, direito, gestão da saúde, gestão da segurança, gestão de empresas e contabilidade, administração e auditoria.
MJB/CP
Inforpress/fim