São Vicente: Sintap aposta na formação dos dirigentes para mudar paradigma no diálogo social – dirigente

07-03-2024 13:03

Mindelo, 07 Mar (Inforpress) – O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap) aposta na formação para mudar o paradigma na actuação dos sindicatos e num “diálogo sério” para alterar o cenário no País, disse hoje o secretário nacional, Luís Fortes.

O dirigente sindical fez as considerações à Inforpress aquando da actividade realizada hoje, no Mindelo, com o objectivo de assinalar o primeiro ano da expansão do âmbito do Sintap, de regional para nacional.

No programa do evento consta uma formação aos dirigentes de todo o País sob o tema “O Papel da Formação no Movimento Sindical em Cabo Verde”, derivado de um protocolo entre o Sintap e o Instituto para a Promoção do Diálogo Social e Liberdade Sindical (Iprodial).

Isto porque, segundo a mesma fonte, os dirigentes e delegados devem ter a noção da necessidade de formação contínua para “melhor defender” os trabalhadores.

“Queremos mudar o paradigma em relação à actuação dos sindicatos porque antigamente, e ainda hoje, alguns sindicatos acham que fazendo barulho é que se consegue alguma coisa, mas, queremos mostrar que é através de um diálogo sério que se consegue alguma coisa”, avançou Luís Fortes.

Além da acção formativa, o evento de hoje, serviu para a apresentação do site do Sintap que, conforme a mesma fonte, vai permitir ao sindicato aproximar-se mais dos associados.

Entre os pontos em agenda, inclui-se ainda uma sessão de esclarecimento sobre a Lei de Base do Emprego Público (LBEP) e o Plano de Carreiras Funções e Remunerações (PCFR) com a pretensão de dar aos dirigentes sindicais as “melhores ferramentas” para instruir os trabalhadores aquando da implementação das ferramentas.

“Para poderem estar atento no levantamento das situações individuais e estarem atentos para terem um bom enquadramento”, justificou Luís Fortes

O evento, que decorre durante a manhã de hoje, conta com a participação de cerca de 40 dirigentes e delegados sindicais do Sintap e ainda alguns convidados de outras instituições.

LN/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


17-06-2024 7:47
16-06-2024 19:33
16-06-2024 16:12
16-06-2024 16:03
16-06-2024 15:47