São Vicente: Mais de 150 mulheres envolvidas em torneio de futsal que pretende empoderar a classe

14-03-2024 13:18

Mindelo, 14 Mar (Inforpress) – Mais de 150 mulheres vão estar envolvidas a partir do dia 21, no Mindelo, num torneio de futsal que reúne atletas de seis ilhas de Cabo Verde para ajudar no empoderamento da classe, informou o promotor.

Conforme Carlos Ribeiro avançou hoje em conferência de imprensa, no Mindelo, a Região Tour, grupo organizador, pretende assim dar continuidade ao torneio intitulado “Amdjer d´nôs terra” devido ao “sucesso” tido nas duas outras edições.

Desta forma, segundo a mesma fonte, de 21 a 26 deste mês acontece a 3ª edição com a participação de cerca de 150 mulheres das ilhas do Barlavento, São Vicente, São Nicolau, Santo Antão, Sal e Boa Vista e ainda uma selecção das universidades de São Vicente, que substituem uma equipa vinda do exterior, anteriormente anunciada.

“Este é um torneio que traz muitos benefícios para as participantes e também para o comércio de São Vicente, pela vinda de todas essas caravanas”, sublinhou Carlos Ribeiro, adiantando que pretendem oferecer equipamentos completos às seis equipas.

O foco, ajuntou, também vai estar “mais voltada” para a saúde mental, que será tratada em actividades como feiras de saúde e palestras.

Nesta senda, a Região Tour irá promover uma feira de saúde no sábado, 16, no Centro Social de Ribeira Bote, na qual pretendem efectuar, através da parceria da Liga Cabo-verdiana Contra o Cancro (LCCC), cerca de 100 citologias, tanto para as atletas, como para outras mulheres “com alguma carência financeira”.

Entre as actividades paralelas, também está agendada um desfile de bandeiras do desporto e empreendedorismo, que, segundo o promotor, deverá reunir escolas de iniciação desportiva, clubes federados do futebol de São Vicente, diversas modalidades desportivas e ainda empresas.

O evento acontece no dia 23, com início no Clube Castilho e término na Praça Dom Luís, onde se organiza também uma feira de saúde e empreendedorismo, com despistes médicos, exposição de empresas e demonstrações de dança, zumba e ginástica.

A feira abarca ainda mais uma vertente social, tendo em conta que os participantes podem fazer a doacção de géneros alimentícios e vestuários, que depois reverterão a favor do Centro de Apoio a Doentes Mentais, situado na zona de Vila Nova.

A programação contempla ainda um “baile à moda antiga” com a actuação do grupo Kings e outros artistas.

LN/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25
13-06-2024 22:05
14-06-2024 8:00
13-06-2024 19:49