São Nicolau: Copacabana mantém enredo em segredo mas promete desfile cheio de energia e alegria

01-02-2024 17:45

Ribeira Brava, 01 Fev (Inforpress) – O grupo carnavalesco Copacabana, o mais antigo da ilha de São Nicolau, mantém em segredo o enredo para o carnaval 2024, como manda a tradição, mas promete um desfile “cheio de energia e alegria”.

Em entrevista à Inforpress, o presidente do grupo, Emanuel Cabral, avançou que os trabalhos nas diferentes comissões estão a decorrer a bom ritmo, pelo que se mostra confiante que o grupo irá apresentar um bom trabalho pelas ruas da cidade da Ribeira Brava.

O grupo Copa Cabana mantém a tradição de apenas divulgar o enredo no dia dos desfiles, contudo, o seu presidente granate que mais uma vez o grupo irá retratar no carnaval “a vivência do povo são-nicolauense”.

Segundo a mesma fonte, um dos maiores constrangimentos verificados até ao momento é a “redução de mão de obra nos estaleiros”, muito devido à saída de jovens da ilha.

“Temos estado a perder população jovem, que saem para estudar ou mesmo para procurar melhores condições de vida e este é um dos aspectos que nos tem criado alguma dificuldade sobretudo nos estaleiros onde todos os anos temos deparado com a redução da força de trabalho e este ano não fugiu à regra”, sublinhou.

Apesar dos constrangimentos, o nosso entrevistado garante que os trabalhos “estão a decorrer na normalidade” nos estaleiros dos carros alegóricos bem como nos três ateliês de costura do grupo.

Relativamente ao número de foliões, apontou que tem havido uma “fuga de jovens” para outras ilhas, o que condiciona a participação de figurantes nos desfiles de Carnaval em São Nicolau, mas, apesar disso, espera apresentar cerca de 250 figurantes.

Em relação aos apoios e patrocínios, Emanuel Cabral salientou que o grupo já recebeu os subsídios da Câmara Municipal da Ribeira Brava e do Ministério da Cultura, mas tem deparado com uma diminuição de patrocinadores, sobretudo de empresas.

É uma preocupação grande, pois cada vez há mais exigência de um carnaval de maior qualidade e o desafio financeiro é sempre o maior e é agravado com a situação actual do aumento do preço dos produtos”, realçou.

É de realçar que este ano apenas os grupos Copacabana e Estrela Azul, que comemora 60 anos de existência, vão participar nos desfiles que este ano acontecem nos dias 10, 11 e 13 de Fevereiro.

WM/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


14-06-2024 10:01
14-06-2024 9:54
14-06-2024 9:45
14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25